A ÉTICA
A Ética
Considerando que ética vem do Grego ethos cujo significado é o modo de ser, concluo que a Ética é a conduta pessoal na sociedade, diz respeito à consciência de cada um regulando o nosso relacionamento, posso defini-la como uma relação de duas mãos, que só aceito fazer na medida em que aceito receber, sem prejuízo de outrem, da mesma forma que eu possa fazer sem prejudicar o próximo.
Toda vez que eu analisar a possibilidade de ofender alguém, consequentemente ofendendo a mim, esse ato deixa de ser ético. Pois tudo que faço, segundo a lei do retorno, o que fizer a alguém serei retribuído pelo reflexo da minha ação.
Não existe liberdade sem ônus ou bônus, pois a consequência será o mérito ou o castigo do uso que dela fizer, seja em proveito próprio ou de terceiro.
Nossa igualdade será a equivalência da liberdade, tendo como limite a minha ou sua ação ou a omissão.
Alcançaremos a fraternidade quando pudermos conviver com as nossas diferenças, nossas ambiguidades, antagonismo e imperfeições.
Nossas ações compõem-se dos nossos ofícios profissionais que são regulados pela ética,
E nossos relacionamentos são políticos, isto é, uma inter-relação grupal, social, cientifica, acadêmica, artística, esportiva, domestica, disciplinar. Somente a ética é capaz de reger essa multifacetada fraternidade.
A moral em contra partida são os usos e costumes cotidianos do homem, portando mutáveis segundo o momento histórico da sociedade. Diferentemente da lei civil que pode ser legal, mas é contrariamente imoral.
O conjunto ético-moral forma o caráter que governa o homem para o bem e para o mau, conduzindo-o para uma conduta certa ou errada, plausível ou condenável.
José Francisco Ferraz Luz