POLÍTICA, FUTEBOL E RELIGIÃO

Cada religião se considera a melhor religião. Cada igreja se considera a verdadeira igreja. Cada partido político se considera o melhor partido existente. Cada torcedor considera o seu time o melhor time que existe.

Já vi e ouvi muitos católicos afirmarem que só há salvação por meio da Igreja Católica; que esta foi a única igreja deixada por Jesus Cristo. Até eu, quando era católico, afirmava que a Igreja Católica foi a única deixada por Cristo. Fiz muitos programas de rádio nos quais eu assumia uma postura radical em relação aos evangélicos. Que exagero!

Muitos evangélicos, não todos – há muitos bons evangélicos – dizem que a sua igreja é a verdadeira igreja. Muitos católicos, não todos – há muitos bons católicos – afirmam que a Igreja Católica é a igreja verdadeira. E assim a vida segue.

Faz um ano que eu não faço mais parte de igreja. A minha fé em Deus e em Jesus aumentou, mas não tenho uma religião institucionalizada. Ora, disse Jesus à samaritana: “Mulher, acredite em mim. Está chegando a hora em que não adorarão o Pai, nem sobre esta montanha nem em Jerusalém. Vocês adoram o que não conhecem, nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e verdade. Porque são estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade.” (João, 4, 21-24)

Cada eleitor tem a sua opinião formada sobre o seu candidato. Cada eleitor se considera o certo. É até bom que cada um pense assim. A democracia é feita da diversidade de opiniões e ideias, do contraditório, dos diferentes modos de ver o mundo e da aceitação dos saudáveis modos de pensar, sentir e agir.

No futebol, torcedores matam adversários. Na política, pessoas brigam por causa de políticos. Na religião, pessoas se odeiam por causa de Deus. Que contradição! Deus não nos ensinou a nos odiar. Deus não é exclusividade de uma religião. Deus não é exclusividade de uma igreja. Jesus veio para todos. A verdade não é exclusividade de um partido político, nem de uma igreja ou religião. A verdade não é propriedade de ninguém, começando por mim. Por isso, eu digo: a verdade não é propriedade minha. Assim, não ficarão mal-entendidos.

Não sei se me tornarei um cético. Mas estou ficando cheio de dúvidas sobre a vida, sobre o amor. Tenho vontade de me calar; de falar apenas na hora em que estou dando aula e nos momentos absolutamente necessários. Tenho vontade de não partilhar o que eu escrevo. Não deixarei de escrever, pois a escrita, para quem escreve, é uma necessidade. No entanto, estou deixando de postar ou publicar o que eu escrevo.

Ainda vou postar ou publicar mais um texto, pelo menos. Será daqui a três dias. Será uma obra poética, um poema. Se eu tiver um motivo muito forte para voltar a publicar alguma coisa, eu voltarei. No entanto, caso eu não tenha um motivo muito forte, indiscutivelmente forte, concluirei as minhas publicações com um poema neste domingo, dia 12 de outubro de 2014. O poema, todos podem esperar.

Os meus textos e/ou obras ficarão disponíveis para quem quiser lê-los e/ou imprimi-los. Não vou bloquear a minha conta. Apenas não continuarei as publicações, nem no Facebook, nem no Recanto das Letras.

Viverei no silêncio. No bom silêncio. No silêncio sadio. Ficarei observando esta contraditória vida; esta vida de aparências. Platão já dizia que este mundo é feito de aparências. Ele estava certo. Há muito tempo que eu venho estudando e observando isso.

Sou um cara problemático rs. Estou cheio de problemas rs.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 09/10/2014
Código do texto: T4992450
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.