Ensaio #015
Foto: Villars de Golf - Alpes Suíços - Bosco Esmeraldo
Hoje acordei com as baterias totalmente descarregadas.
Normamente isso não deveria ocorrer, pois o sono nos foi dado como bênção justamente para nos recompor em todos os sentidos. Além do descanso e o revigorar de nossas forças, o sono em sua pelnitude descarrega todo o estresse, processa nossa memória física e quimicamente, fixando o que deve permanecer latente, descartando o que não se aproveita por via urinária.
Se não tivermos uma boa noite de sono, se não alcançarmos a melhor parte que é o sono REM, jamais realizaremos o que de melhor a experiência do estado letárgico nos traz. É justamente neste estado que sonhamos agradáveis sonos, descarregamos a memória temporária e nosso organismo perfaz uma limpeza rigorosa em nosso sitema circulatório. Por extensão, todos órgãos por onde o sangue passa são oxigenados e "lavados" ciclicamente a cada sono bem sucedido. Se não nos lembramos que sonhamos e quando nos vêm à mente são pesadelos, está aí uma ótima deixa para buscarmos ajuda especializada, principalmente se isso for recorrente.
Há um ditado que diz "quem procura, acha". De fato! Acha-se o que se busca e também o que nunca buscaria. Pode-se ter boa surpresa ou decepção. Mas vale a pena buscar ajuda médica, pelo mesmo uma vez por ano, da mesma forma que periodicamente fazemos com o nosso carro.
Há doenças fáceis de serem tratadas; outras, nem tanto. Em princípio, qualquer doença que não seja tratada precocemente poderá se tornar uma doençar crônica e ainda, de quebra, abrir espaço para doenças oportunistas, como é o caso de uma pneumonia ou o famigerado câncer. Assim, esses checapes ou exames periódicos servem justamente para avaliar a qualidade de nossa saúde e, se for o caso, detectar e/ou prevenir doenças graves e tratá-las com pleno êxito.
Voltando à vaca fria, apesar de eu ter acordado assim tão pra baixo com as baterias em vermelho piscante, minha experiência de idas eras me mostravam evidências de potente fonte energética por trás da montanha e me impulsionaram a, mesmo sem força alguma, erguer-me e, de pé, caminhar com as forças que eu não tinha. Tive a certeza que a cada passo que eu desse em direção à Montanha, mas perto estaria de transpô-la. Só tinha que acreditar ser possível e seguir sempre em frente, sem olhar para trás.
Prossegui e, a cada passo dado no Rumo Certo, sentia minhas forças aos poucos se voltarem a meu favor e me motivei mais e mais a seguir avante até atingir o topo da Brilhante Montanha. Isto só confirmou minha tese de que na vida tudo se passa através de ciclos que servem como treinamento para os próximos que ainda virão. Se assim agirmos, sempre tiraremos de letra cada montinho que ante a nós se contrapuser.
Somente creiamos em Deus, que Ele está perto a nos suster em nossas incapacidades e pronto a nos ajudadar quando se esgotarem nossas possibilidades.
O Senhor é o Deus do impossível!
Aline Barros - Deus do Impossível
Ouça ainda:
Toque do Altar - Deus do Impossível
"Porque para Deus nada é impossível" (Lucas 1:37).