Sol, Sombra e Anteparo

O futuro é o sol, a minha frente; o passado é a minha sombra atrás de mim, e o presente sou eu, o anteparo, aquilo que faz o passado existir. É tudo um equilíbrio frágil, delicado que um dia pode ser quebrado. O meu futuro é a minha guia, a esperança de algo melhor, mas não é a minha realidade; o Sol não é a minha realidade, não é aquilo que eu vivo, mas é um futuro luminoso a minha frente e eu vou atrás do meu futuro assim como eu vou atrás do Sol. As vezes o futuro é incerto, as vezes existem nuvens para encobrir mas ele sempre voltará a aparecer. Mas o pior de tudo é que muitos olham demais para o sol e se cegam, assim como aqueles que olham demais para o futuro fecham seus olhos para o presente.

O passado é a minha sombra, aquilo que eu construí mas que não é mais real. Aquilo que já se foi não existe mais, e está registrado na nossa memória, assim como a minha sombra é um registro da minha forma, uma impressão daquilo que sou até então, mas não é o meu eu de verdade. Sempre que quiser posso relembrar o passado ou olhar para a minha sombra, mas não estarei vivendo o real, viver o passado é uma ilusão assim como viver o futuro.

E por fim tem o presente, o anteparo, o eu de verdade. Eu não sou a luz do sol a minha frente, nem a sombra atrás de mim; eu sou simplesmente eu, o que é tudo. Tudo o que existe é uma concepção de mim mesmo, da minha mente. eu vejo as coisas de maneira única, por ser um indivíduo singular e por tanto tudo o que eu percebo só existe para mim por que só a mim as coisas são assim. É o que realmente importa. E se o sol não estiver brilhando, e se eu não conseguir ver a minha sombra atras de mim? não vou chorar nem lamentar, vou continuar tendo a mim mesmo, o meu eu, o presente, é a única coisa que realmente vale a pena ser vivida.

Hanttu Monkeymann
Enviado por Hanttu Monkeymann em 16/02/2013
Código do texto: T4144247
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.