Ensaio #007: A SEDA E NÓS

A seda é um artigo de rara beleza, de mui grande valor produzido por uma lagarta denominada bicho da seda em sua fase de casulo, sua penúltima metamorfose, antes de transformar-se em uma formosa borboleta. Se tentarmos ajudá-la e rompermos seu casulo antes do tempo, não só perdemos sua preciosa seda quanto abortamos a bela borboleta matando-a ainda crisálida.

De semelhante modo nós experimentamos transformações físicas e emocionais em cada passagem nos ciclos vitais. A metamorfose simboliza nossa infância, adolescência, juventude, maturidade e envelhecência.

A seda simboliza a nossa personalidade e caráter. Se tentarmos queimar etapas, pular sequer uma delas, estaremos deformando o ser física, moral e mentalmente, resultando em pessoa fraca e insegura com prováveis falhas em seu caráter e/ou emoções.

Segundo a Wikipedia...

"A seda é uma fibra proteica usada na indústria têxtil. Obtém-se a partir dos casulos do bicho-da-seda.

A fibra de seda natural é um filamento contínuo de proteína, produzido pelas lagartas de certos tipos de mariposas, sendo uma das matérias-primas mais caras. As lagartas expelem através das glândulas o líquido da seda (a fibroína) envolvido por uma goma (a sericina), os quais se solidificam imediatamente quando em contato com o ar.

A seda é utilizada para se produzir tecidos leves, brilhantes e macios. Os tecidos são usados em camisas, vestidos, blusas, gravatas, xales, luvas etc. A seda tem uma aparência cintilante, devido à estrutura triangular da fibra, parecida com um prisma, que refrata a luz.

Acredita-se que os chineses começaram a produzir seda por volta do ano 2700 a.C.. Reza a lenda que a imperatriz Si Ling Chi descobriu a seda quando um casulo de bicho-da-seda caiu de uma amoreira dentro de sua xícara de chá. Depois de experimentar algumas vezes, ela, finalmente, conseguiu tecer o filamento da seda em um pedaço de tecido.

A seda era considerada a mais valiosa mercadoria da China e gerou a famosa rota da Seda, a mais importante rota comercial da época. A manufatura da seda era um segredo de estado, muito bem guardado até o ano 300, quando se tornou conhecida na Índia. Ou seja: 3 000 anos após sua descoberta pelos chineses.

Obtenção

O bicho-da-seda é criado aos milhares. Após trinta dias se alimentando apenas de folhas de amoreira, o bicho-da-seda tece o seu casulo e, dentro dele, se transforma em crisálida.

O processo de tecelagem da seda continua o mesmo nos dias de hoje. Na sericicultura, os casulos são mergulhados em água quente para liberar os filamentos da substância chamada sericina da seda, matando a larva do bicho-da-seda. A substância, ao ser retirada dos fios, deixa estes com a cor brilhante característico da seda. Os filamentos são combinados para formar fios, que são enrolados e finalmente secos. Cada casulo pode render de 450 a mil metros de seda, sendo cada casulo composto por apenas um longo fio . Cerca de cinco quilogramas de casulos são necessários para produzir um quilograma de seda em bruto." [http://pt.wikipedia.org/wiki/Seda].

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 23/06/2012
Reeditado em 25/04/2017
Código do texto: T3739957
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.