O FIM DOS MEUS REINOS.
Aprendi na escola que existem três reinos na natureza, o vegetal, o animal e o mineral. E fui carregando essa verdade como algo definitivo. Doce ilusão. Hoje vendo o livro de biologia do meu filho David, de 16 anos, descobri que não é mais assim. Agora tudo é dividido em três grandes domínios, Bacteria, Archaea e Eukarya e em cinco reinos, Monera, Animalia, Fungi, Plantae e Protista.
Pasmem, é isso mesmo. A diversidade dos seres vivos, levando-se em conta principalmente os aspectos microscópios, genéticos e bioquímicos, acabou por descortinar universos, que arrebataram o lugar de outros que até então vigoravam ad-eternum.
Sem contar a gozação do meu primogênito, que não perdeu a oportunidade para desenterrar o seu grisalho pai dos jurássicos confins de onde ele veio, essa constatação serviu pra mostrar que a evolução e as mudanças não perdoam nada, nem tampouco aquelas regras de biologia que os mestres se esgoelavam para nos fazer entender.
Não adiante resmungar diante da realidade dos tempos.
O consolo é que quando o David tiver a minha idade, certamente pagará o mesmo mico com seu filho adolescente. Esse dia será a minha grande vingança.
A propósito, os vírus não estão incluídos nestes cinco reinos, já que não possuem células, sendo constituídos por moléculas de ácido nucleico, que pode ser o DNA ou RNA, envoltas por moléculas de proteínas. Teve mais essa.
------------------------------------------
visite o meu site www.