O cristianismo é pobre nesse conceito extraordinário. Embora tenha imitado as religiões do passado em quase tudo, deixou de lado esse saber mais nobre: que um homem cheio de Deus pode levar um discípulo a esse conhecimento.
O Gitá diz:
 Tente aprender a verdade aproximando-se de um mestre espiritual. Faça-lhe perguntas com submissão e preste-lhe serviços.
As almas auto realizadas podem lhes transmitir o conhecimento porque elas são videntes da verdade
.

Tendo recebido o conhecimento verdadeiro de uma alma auto _ realizada, você jamais voltará a cair na  ilusão ,pois com esse conhecimento você verá que todos os seres vivos são nada  mais do que  parte do Supremo ,ou em  outras  palavras ,que eles são Meus.
Mesmo que você seja considerado o mais  pecaminoso de todos os pecadores, quando estiver situado  no barco do conhecimento e transcedental será capaz de  cruzar o oceano de  misérias. ( O Baghavad-Gitá  Como Ele  é. Srilla Prabhupada _ Cap .IV , versos 34 .35 e  36 )
 
Ora esse relacionamento entre Mestre e discípulo é tão importante que não deveria ser jamais excluído dentro de um processo religioso; o Guru conhece os mistérios das Sombras, entende a vereda á Verdade Absoluta.  E aquele (ou aquela) que foi aceito por um Guru de verdade, deve sempre se esforçar por receber dele o caldo delicioso do Inefável com o que sua alma se alimenta.
A SABEDORIA SUPREMA
Enviado por A SABEDORIA SUPREMA em 26/04/2012
Código do texto: T3633944