ALÉM DA IMAGINAÇÃO.
(Aquele que não usa da faculdade de imaginar, nada supõe e nada sabe.).
A invenção ou criação construtiva, organizada, (por oposição a fantasia, invenção arbitrária) isso nós acostumamos a entender que se trata somente de imaginação.
Eu imaginei aqui escrever algo sobre a imaginação, no entanto, ainda não me ocorreu uma verdadeira imaginação.
Portanto, eu pretendo e vou escrever algo que se fixe além da imaginação assim como está lá encima no título.
Existe um conceito que define com muito mais precisão a minha situação atualmente, que é a de um questionador e mantenedor de imaginações, tudo através desse componente natural, que existe de forma inclusiva em todo ser humano: a famosa intuição que é um refinamento da imaginação.
Considero este texto que agora pretendo escrever um tanto ousado, todavia, vou mergulhar e versar, ou melhor, tergiversar sobre tudo aquilo que é possível imaginar sustentado pela incrível intuição.
Antes de realmente transitar pelo mundo das imaginações, eu quero definir com clareza insofismável o que é a intuição esse derivativo do verbo intuir.
INTUIR: Conforme o Dicionário de Aurélio quer dizer; Deduzir ou concluir por intuição; Intuicionar.
Vejamos agora o que é Intuição:
INTUIÇÃO: a) Ato de ver, perceber, discernir; percepção clara e imediata; discernimento instantâneo; visão.
b) Ato ou capacidade de pressentir; pressentimento.
Na Filosofia é o Conhecimento imediato de um objeto na plenitude da sua realidade, seja este objeto de ordem material ou espiritual.
Também é Apreensão direta, imediata e atual de um objeto na sua realidade individual.
Enfim, é a faculdade intuitiva.
Este ensaio eu também o considero não conclusivo, ficando, desta forma, suscetível de agregarem-se conceitos de terceiros ou incorporações próprias, e que, quem assim quiser possam e tenham tempo para ampliá-lo com inteligência, faça-o!
Por que estou escrevendo isso?
Já explico em seguida.
É o seguinte: Debrucei-me por horas a fio lendo o livro de Ken Wiber, um Psicólogo Transpessoal muito arguto e profundo nessas questões impalpáveis e espirituais do inconsciente, ás vezes, inescrutáveis e que muitas pessoas, nem todas, não levam muito em consideração por dois motivos:
Um, por serem as ditas pessoas reducionistas ao extremo, e outro, é por serem cépticos e mentalmente preguiçosos e notadamente de pouca largueza cerebral.
É bom que se diga que a cabeça não foi feita tão somente para criar cabelos ou, separar as orelhas.
Que me desculpem os reducionistas ou dogmatizados e os cépticos, mas é bom que se lembrem de que o homem já faz algum tempo que deixou de ser o “Homo Habilis”, e que depois evoluiu para o “Homo Sapiens”, agora ele está adentrando na alvorada do “Homem Intuitivo”, preparando-se para ser o “Super Homem” daqui a alguns séculos. (leia-se Friedrich W. Nietzsche - Além do Bem e do mal – Prelúdio de uma filosofia do futuro), eu acho que era isso que esse filósofo alemão queria dizer. Ele foi tão adiantado em seu tempo, chegando mesmo a revoltar-se e finalmente terminar os seus dias, mentalmente doente.
Podem até me acharem ousado demais, mas uma coisa eu quero deixar bem frisado que é o seguinte: Tudo aquilo que existe hoje, um dia foi imaginado.
Então, vamos usar e abusar da nossa capacidade de imaginação, navegando com liberdade tudo aquilo que for possível de ser imaginado, inclusive, até os possíveis absurdos e, se chamarem a isso de alucinação, não se esqueça de que, às vezes, a alucinação pode ser uma alucinação real.
Aliás, imaginar é uma atividade contra a qual não existe forma de censura e nem limites.
Com a liberdade que tenho para imaginar, eu posso arriscar e afirmar que o Universo está permeado de vidas.
Senão vejamos:
Deus a Causa Primeira e Eficientíssima dentre todas as causas, não criaria a magnitude astronômica do universo, somente para nos colocar aqui e deleitar aos nossos olhos, mesmo porque, ao homem ainda não foi dado tal capacidade de compreender a vontade e os projetos Divinos.
Queremos entender que Deus tem lá os seus projetos, e não nos cabe questionar a sua criação, em função da nossa incapacidade intelectual, pois o relativo jamais compreenderá o Absoluto.
O homem, esse ser que se diz racional, acha que está sozinho habitando o universo nesse planeta, e que Deus o teria feito somente para ele.
Tamanha é a ousadia e desmesurada é a presunção desse pobre mortal.
Acha ele que a vida é somente essa que se conhece e, que é chamada também de vida consciente, e que ele é o único ser inteligente povoando o Universo.
A presunção é tão grande que leva o homem a pensar que, o planeta Terra é o único a girar no espaço astronômico do universo ao redor de uma estrela chamada de Sol.
Ele ainda não se acordou que os milhões de galáxias existentes, elas contêm milhares de milhões de estrelas e planetas organizados, e que são equilibrados pelas suas forças gravitacionais, formando sistemas iguais ou semelhantes ao nosso.
Os físicos e os astrofísicos já estão debruçados sobre este assunto e ainda não descartaram tal possibilidade, evento esse que ainda não é provável, mas é bem possível a sua ocorrência.
Diante do inescrutável e do inconcepto devemos sempre sopitar essa possibilidade, demonstrando com isso e com a humildade que se espera do “ser criado”, que, para Deus o seu “Criador”, tudo é possível além da nossa limitada razão.
O universo é um celeiro de vidas. É verdade que ainda não se provou a existência de vida em todo o universo, mas também ainda não se provou ao contrário.
É maior a possibilidade do SIM do que a do NÃO.
Agora, vamos versar sobre um outro conceito reducionista do ser humano, queremos agora enfocar a questão da existencialidade da vida.
Se, se trata apenas desse curto lapso de tempo em que vivemos ou, ela continua mesmo após a morte física.
Atentem para o que usei acima quando me referi à morte, chamei-a de “morte física”, porque eu estou totalmente convencido de que a vida é um evento sutil, inexplicável, sublime, divino e eterno.
Por isso, esse evento sutil que chamamos de vida, com toda a certeza, se prolonga infinitamente com as características de ser eterna ou mesmo coeterna com Deus.
É a famosa tendência de o finito caminhar ascensionalmente para o infinito; em outras palavras podemos afirmar que, o criado naturalmente tende ao seu Criador ou, a parte tende ao Todo.
Note-se que usei o verbo tender, porque Alfa sempre tenderá para Ômega, mas nunca chegará a se unir a Ômega.
Pois dentro deste raciocínio lógico, retilíneo e dialético afirmamos que, Deus é o Tudo e por uma configuração própria, o Tudo pode ceder parte de Si sem perder a sua essência de infinitude, por conseguinte, a parte cedida ou criada sempre tenderá à sua origem.
Façamos uma referência ligeira a Dante Alighieri que disse o seguinte: “De todas as idiotices, a mais estúpida, a mais desprezível, a mais condenável das defesas é a de que supõe que após esta vida não há outra”.
E, por ter dito isto, morreu perseguido e fugindo da ira dos dogmáticos e reducionistas, os eminentíssimos cleros da época que compunham o terrível Santo Ofício.
Como esse ensaio é um exercício de imaginação, queremos pousar a nossa terceira visão ou o sexto sentido, na seguinte eventualidade que é muito provável de acontecer.
Trata-se do seguinte: O homem daqui alguns bilhões de anos ou até mesmo antes disso, terá forçosamente de abandonar o planeta Terra onde vive, para numa busca louca procurar colonizar e habitar um novo planeta.
Por que essa emigração planetária?
Dizem os naturalistas, os físicos e os astrofísicos que o universo perde energia, é quando entra no fenômeno chamado de “Entropia”.
Entropia é um desequilíbrio de um determinado sistema e que leva esse mesmo sistema a um colapso ou a um verdadeiro caos.
Se realmente esses cientistas estiverem certos da sua teoria, queremos acreditar que tal fenômeno também ocorrerá com o nosso planeta.
Dizem particularmente os naturalistas que a Terra, já foi um bólido incandescente expelido pelo sol há uns cinco bilhões de anos, e que, com o desenrolar das Eras foi se resfriando, configurando o que hoje conhecemos por relevo.
Bom, esse resfriamento é um processo contínuo dizem eles, e isso no leva a imaginar que, um dia, a Terra será total resfriada.
Isto quer dizer que daqui a alguns bilhões de anos, talvez menos, o núcleo da Terra se transformará em apenas uma massa compacta de minérios endurecidos ou solidificados e fria.
Se o nosso planeta perder essa fonte de energia em seu núcleo, por certo, também perderá o seu equilíbrio e a sua força gravitacional, por conseguinte, o seu magnetismo também sofrerá uma queda violenta.
É sabido que se esse fenômeno ocorrer, a Terra entrará na famosa Entropia, quando passará a viver os seus dias de caos; a Lua se precipitará sobre nós e, por sua vez, a Terra será com certeza sugada pela força gravitacional de atração do Sol.
Por isso é que o homem vive preocupado e investindo maciçamente em pesquisas e viagens dentro do Sistema Solar, procurando talvez soluções para um futuro que ainda consideramos muito remoto.
Entretanto, pelas sondagens, estudos e conclusões científicas, eles têm quase a certeza de que, no Sistema Solar o Oxigênio não existe na forma necessária para sustentar a vida em geral e, muito menos, a vida de um ser humano.
Por isso, somos obrigados a imaginar uma viagem de exploração em busca do Oxigênio, quem sabe, noutros Sistemas dentro da nossa própria Galáxia.
Para que isso não ocorra, apenas temos a suposta possibilidade de frear ou impedir o resfriamento total do planeta, mas consideramos essa possibilidade totalmente inexeqüível, todavia, do futuro nada sabemos tudo esperamos.
Já que estamos imaginando esse fim nada agradável para o nosso planeta, nós podemos imaginar ainda que, todo esse drama, toda essa tragédia cósmica, poderá ser abreviado com apenas o impacto de um meteoro louco que adentrasse em rota de colisão com a Terra.
Ou o processo seria completamente diferente, pois com o impacto seria criada uma onda de energia devastadora que purificaria o planeta, é verdade que milhões de vidas cessariam, (vegetal e animal) inclusive, a vida humana seria quase dizimada, senão, totalmente dizimada.
É lógico que com o adiantamento das ciências físicas e astrofísicas, teríamos tempo para tomar todas as providências necessárias para salvaguardar a vida humana.
Queremos acreditar que com esse cataclismo haveria uma higienização do planeta, eliminando doenças e o excesso de população tanto animal como humanal.
Acreditamos que com esses acontecimentos, o homem encontre a sua completude existencial e passe a ter uma melhor visão da sua própria origem, ou melhor, uma visão da cosmicidade de Deus e voltar a adorá-Lo, não pelo temor, mas com amor.
Para dar uma maior suavidade a esta prosa-ensaio, pois até agora ela tem sido um tanto catastrófica, assim pretendo direcionar este meu ensaio para um outro ângulo.
Mas ainda dentro do poder imaginativo, esse poder da imaginação que fervilha nos neurônios, esse componente, ou essa aptidão de cérebros férteis que criam vinhetas do futuro, pois a imaginação é quase que como uma pré-visão ou pré-cognição do que está para acontecer, assim podemos imaginar “n” coisas.
A imaginação ou o poder de imaginar é a auto-estrada para a intuição, pois de uma hora para outra, ela pode aparecer numa bifurcação do pensamento.
Por exemplo, quando se imagina a mulher ideal para compartilhar uma vida conosco, é lógico que a idealizamos com toda a beleza e portadora de todas as virtudes.
É como se diz da mulher amada: a mulher amada não tem sequer um defeito, ela só tem graciosidade e trejeitos.
O que quero dizer é seguinte:
Eu realmente tive dificuldades em encontrar a mulher imaginada ou sonhada, a dita cara metade ou alma gêmea.
Bom, aqui temos de admitir que as mulheres sejam mais espertas do que imaginamos, pois elas percebem que o homem está procurando a mulher imaginada ou sonhada e, para espanto do homem, ela se apresenta tal qual a mulher imaginada.
É que, além daquelas virtudes imaginadas, as mulheres têm ainda a seu favor a telepatia, pois lêem com exatidão e presteza os pensamentos dos homens e, esses abismados com a pré-cognição delas, caem na armadilha e no ardil das serpentes.
Depois normalmente se casam, é quando cai a máscara da Eva, e assim o homem descobre que mais uma vez foi traído pela serpente.
Nessa situação, a mulher se transforma numa mal amada e numa sofrida e, o homem um porco machista incorrigível, que passa a usar as mulheres como objeto para o prazer e nada mais; aqui nos defrontamos com a vingança do lobo sobre a serpente.
Aqui é bom que se comente um detalhe: quando o homem sem que a mulher perceba, ele vê nela todas as qualidades desejadas imaginadas ou sonhadas, essa sim, é a verdadeira alma gêmea e não aquela outra que talvez fosse a alma algema, mas sempre conhecida por serpente.
Agora, eu estou tendo uma experiência inédita e conforme está se desenrolando, eu tenho a certeza de tratar-se da alma gêmea.
Bem, é verdade, já estava em tempo, pois por três vezes eu fui trapaceado pelas serpentes.
Tem-se de tomar cuidados com elas, pois são ardilosas quando querem alguma coisa!
Afirmam alguns que, a mulher é o caminho mais curto para a perdição eterna, isso é dito principalmente pelos homens do clero, inclusive, eles conhecem muito bem esse caminho da perdição.
Confesso que escrevi de forma muito violenta contras as serpentes, é que na época, eu estava vivendo uma situação não muito desejável provocada por uma serpente.
Mas o que escrevi está escrito, entretanto, hoje já não sou capaz de escrever com aquela irascibilidade, é lógico que, uma dessas “não serpentes” me fez avaliar novamente o conceito que eu tinha delas.
Confesso mais ainda que, com a sua habilidade, a inebriante graciosidade e a sua sincera demonstração de especial afeição por mim, fez com que eu mudasse completamente a visão de vida, levando-me a fazer uma reformulação na completude da minha própria vida.
Podem ter a certeza, pois ela conseguiu aquilo que nenhuma mulher havia conseguido, e nem vou dizer como foi ou como está isso ocorrendo ou sendo, pois poucos acreditariam em nós.
Se tu estás vivenciando um milagre não digas a ninguém, pois as pessoas negativas podem anular o teu milagre.
Isso é Bíblico, leia o que Jesus aconselhava quando realizava um milagre.
Como existem pessoas negativas neste mundo!
Têm umas que entortam as colheres e os garfos, e outras, simplesmente entortam a vida da gente.
E como entortam!
No entanto, isso é um fato!
Terminei esta prosa-ensaio de uma forma hilária e totalmente fora do que havia me proposto inicialmente, porque estava ficando muito tétrica e confusa, assim saio pelo tangente dando umas cutucadas nas serpentes.
De fato mesmo, eu estou apenas treinando e movendo o meu arado literário para brincar com as palavras, essa labuta inglória, tentando é lógico, querer fazer florescer uma lavoura que ainda não sei como batizá-la.
Por favor!
Quem se der ao trabalho de ler o que eu escrevi, tenha dó e ajude-me a classificar esta lavoura.
Se, é um ensaio, uma prosa ou uma crônica.
De uma coisa eu tenho a certeza, não tentei enunciar uma nova teoria, simplesmente deixei a imaginação fluir.
Eráclito.