Só Hoje
Lembro quando saí com meu filho da maternidade e como foi ruim a sensação de estar colocando-o em um mundo tão inóspito. Tudo parecia feio e cinza.
Tenho certeza que algumas mães que estão lendo este texto entenderão meu incomodo.
Hoje olho pra traz e vejo quantas coisas faria diferente; não o deixaria sozinho com a babá e muito menos teria uma para quando eu precisa-se descansar e me recuperar da cesárea, não teria colocado ele na creche com 8 meses e ainda sem perceber que ele a odiava, não o deixaria com uma segunda babá depois que o tirei desta creche; de forma que pudesse continuar trabalhando.
Fiz todos estes sacrifícios em nome do sustento diário e da dúvida: será que devo batalhar pelo o que posso lhe dar de melhor ou o melhor seria lhe conceder mais tempo do meu dia e uma mãe mais feliz?
Meses eternos de um trabalho que detestava; só pra conseguir responder essa pergunta.
E assim; às vezes vamos vendo quantos "Se" e "Devíamos" passam pela nossa cabeça.
Será que devia fazer isso e não aquilo?
Mas perceba que só fazemos isso quando os resultados não são o que esperávamos, queremos garantias de que não vamos: errar, falhar, perder.
Mas a vida é imprevisível e a única coisa garantida que temos é que só existe o dia de hoje e mais nada.
Hoje plantamos e apenas isso, mas não sabemos se vamos colher. Temos que acreditar que podemos atingir aquilo que gostaríamos, mas nos preparar e aceitar que talvez não aconteça, sem que isso nos faça sentir um fracasso.
Temos a ilusão de que tudo está sob controle e quantas vezes esperam isso de nós? Nossos pais, nossos chefes, nossos amigos, nossos filhos.
Mas “errar”, e entenda por errar o simples fato de não alcançarmos um alvo, faz parte de viver; de tomar decisões, de arriscar, de sonhar, de estar inteiro sobre o chão no qual caminhamos “estrada a fora”.
Já viu aquela gente que fica sentada em uma vidinha insatisfatória porque não consegue tirar os olhos do futuro? Ah! Mas se eu tomar esta decisão pode acontecer isso, aquilo e etc.O tempo vai passando e se você for visitá-las 100 anos depois; estarão sentadas no mesmo lugar, com as mesmas reclamações, contudo com uma única diferença: amargas, frustradas e decepcionadas com a grande impossibilidade de serem plenas.
Mas; se pararmos pra pensar; são pessoas que vivem no futuro e nada fazem diferente no presente; para que no futuro suas vidas sejam outra.
Logo; se você não muda suas ações hoje, não espere colher coisas diferentes amanhã.
Vejo os pezinhos pequeninos do meu filho e penso que o adulto que será depende muito de mim; mas não posso estar o protegendo em todos os momentos e tão pouco garantir o que ele será, tudo que posso fazer é acertar meus passos; ao perceber as más escolhas e ajudá-lo a desabrochar para sua própria natureza.
Gostaríamos de não errar, e essa é a exatamente a dor que nos faz aprender e fazer diferente das próximas vezes.
Não podemos mudar o passado e muito menos garantir os resultados do futuro; tudo que temos é o agora, o hoje e nada mais. Todo o resto, já não depende de nós. Lançamos a semente no solo, mas não sabemos quais delas irão germinar.
Plante as sementes todos os dias, mas não se cobre tanto e nem espere que tenha uma grande colheita, se ela vier e da forma que vier seja grato.
Autora: Rachel Serrat
rachelserrat.wordpress.com/