A ARTE DE ESCREVER PARTE II

PARTE II

Sinal tão esperado final de aula, mas hoje apesar de cinco períodos não os vi passar. Acredito que rendeu as aulas hoje? Meu ponto de vista, pois, validade deve ser da prosa dos alunos. No retorno colega professora perguntou-me que tinha na aula hoje, as turmas comentaram que gostaram da aula. Então assunto encerrado.

Dezessete horas e trinta minutos, em casa, ligo o PC, corro contra o tempo, enquanto vai carregando água no fogo para cevar o chimarrão, enquanto isso, banho, nada melhor que depois de um dia corrido uma água morna escorrendo o corpo, parece as mão de Afrodite massageando meu corpo...

O inverno tem disso, se momentos ruim devido o frio, mas quando em casa no aconchego do lar quentinho e agasalhado mais o roupão pós-banho, agora horas livres para fazer, ler, o assunto que eu quero, ou seja, o que me interessa!

Agora escrever a continuação parte II, acredito que se tivesse tema, qualquer outra coisa não me tiraria de seguir esta celeuma filosófica.

Voltando as aulas de quem é erro, a culpa: dos pais, dos alunos, dos professores, de quem?

Seria burrice não ter ideias? Os alunos não tem ideia? Evidente que tem! Carregam uma bagagem de vida. Além disso, são adolescentes e raciocínio em formação, mesmo nós adultos precisamos de um empurrão de uma energia que nos leva! AH! Nossos tempos tinham, éramos curiosos e hoje segue sendo o jovem curioso, então por que esta desmotivação. Os pais? Não dariam todas as condições técnicas? Qualquer pai se desmonta pelo filho, pode não atender em tudo, mas trabalha, luta e quando necessita a economia, o material está ali presente. Talvez necessitasse mais empenho, mas na sua ideia está fazendo o impossível, qual pai não se orgulharia do filho formado? O aluno? Claro não tem motivação! Resolvida à questão? Não. O professor? Em minha opinião leva a maioria de culpa e por quê? Ele estudado conhecedor de teorias e meios sabe da psicologia, que seu aluno não está totalmente formado em opinião, não serie dele a responsabilidade de achar meios, técnicas a motivar, rever metodologias? Colegas falam, mas onde achar? Em que livro você acha as dicas certas? Inexistem!

E qual seria o caminho?

Você nasce duas vezes: primeiro na sua família e você não tem como mudar isso, seja certo, errado, é sua família e sempre será! Segunda: o livro, a leitura este que irá cria-lo maior e dar-te a liberdade! E esta liberdade que fará você desenvolver-se socialmente! Como disse Platão: Liberta-te, saia da caverna! Mandela: você é capitão de sua alma! Sócrates: Só sei que nada sei! Mas Platão ainda diz: diálogos! Pronto está ai a solução, diálogos! Isso questionamentos, acertos, tentativas, mas não só escola e professor, mas dos pais, ascenderia à motivação! Não tangeria a todos, mas muito se recuperaria!

J M
Enviado por J M em 19/05/2011
Código do texto: T2981110