OS TRÊS ELOS DA VIDA QUE ENRAÍZAM OS SENTIMENTOS

Os três elos da vida que enraízam os sentimentos

O primeiro deles tem suas amarras tentaculares permeadas de contingências egoístas. Estão eternamente em um estado progressivo de alto grau de intensidade emocional. Chama-se paixão. Essa essência é deveras perigosa, pois deseja reduzir as individualidades em padrões microcósmicos e tornar o todo em partes reduzidas. Elimina o Eu e toma conta da alma do outro como se fosse posse sua. Suga as energias enquanto escravo dos seus próprios sentimentos.

O segundo elo é forte e saudável, traz crescimento de espírito e tem um forte sentimento de compartilhamento, pode ser duradouro, e é sine qua non no processo da aliança conjugal. Chama-se amor. Tem base sólida porque se pauta no respeito mútuo, na reciprocidade de carinhos e tem a capacidade de perdoar. Mas como todo relacionamento passional, este também está sujeito aos melindres do ciúme e da carne, carece, portanto, de bons cuidados com sua malha fina. Aqui há uma troca de energia, e ambos se fortalecem. Não haverá um fraco, nem haverá um forte, regente ou regido, apenas uma força harmonizando as duas almas no infindo universo.

O terceiro elo, igualmente o segundo, move-se pelo respeito mútuo, e em todos os aspectos é salutar quando verdadeiro. Por ser também uma forma de amor, guarda em si a grandiosidade do perdão. Este elo, assim como o segundo, pode durar a vida toda. Não somente pelo amor que lhe é imanente, mas porque tem boa dose de razão em trunfo. Aqui o ciúme é deveras dominado em esfera racional, e a relação entre os corpos é meramente superficial. Sua essência é inefável, portanto, constituída de compartilhamento de sentimentos, divisão de espaço e tempo, o tangível e o intangível, ajuda, constrói, tem presença de espírito e está sempre alerta. Este elo se chama amizade e só precisa unicamente de atenção e sinceridade para sobreviver às adversidades do espírito e da alma humana.

Os três elos nos completam:

A paixão nos impulsiona para a vida como uma força motriz avassaladora que precisa de controle emocional.

O amor nos dá significado e direção à vida, sem o qual não sobreviveríamos.

A amizade nos sustenta diante das adversidades da paixão e do amor.

Isolar um desses elos é isolar a própria vida dentro de si mesmo. É fechar-se para o mundo.

Leandro Dumont

12/03/2008

Leandro Dumont
Enviado por Leandro Dumont em 25/02/2010
Código do texto: T2106619
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.