Fogos de Artifício
Vós olhais para cima, quando aspirais a elevar-vos...Aquele que sobe ao monte mais alto, esse ri de todas as tragédias, falsas ou verdadeiras-(Assim Falou Zaratustra)
Afinal: as pessoas sonham em colorido ou em preto e branco?....Talvez isso nem seja tão importante, não é mesmo? Importante mesmo é sonhar. Dormindo ou acordado.Não sei se pela emoção da época, afinal, é fim de ano, sonhei com fogos de artifício.Vários. Estourando num céu noite.Não sei se eram coloridos.Não recorri ao Livro dos Sonhos...lendo Freud, entendi melhor: tudo começa pela explosão.uma vez que todos os “meus” fogos convergiam em ascendência para o céu, para depois, então, explodirem, são o anúncio de coisas boas.Mas como os fogos cumprem essas duas etapas (subir e explodir), me lembrei de Nietzsche: “é preciso ter o caos dentro de si para dar à luz a uma estrela dançante”.São duas circunstâncias que, em decantação, vão se dissipando em “contrários”.Vontades que começam pelo pior dos finais e acabam como os mais abençoados começos.Destruição para existir purificação.Perigo para gozar do prazer.Paraíso e inferno.Paixões humanas e divinas.São as emoções fervilhando. Competindo umas com as outras....Mas os fogos não ficaram a estourar para sempre. Uma hora cessaram.Sinal de que tudo voltará à normalidade, após o efeito de fogo.Naquele desespero de reveillon, onde todos acham que dentro dos cinco segundo para a meia-noite, mudarão suas vidas, eu não quero nenhuma distração de consciência.Para mim não existe contagem regressiva para ser feliz. Existe uma trajetória que te fará feliz. E quanto tempo leva esse trajeto? Não sei,...meses, anos, uma vida inteira?Que seja, meu bem!Nos fogos de artifício, quero enxergar o meu melhor e o meu pior.Pra saber de tudo.De tudo o que habita em mim.E quando meu olhar se tiver tornado forte demais de tanto ver o escuro, eu irei caminhar em direção à luz.Os olhos não estarão mais em brasa.Vou me “ver” estimulado, animado e vivificado.Até a minha alma se estremecer em todo o meu ardor.