Estuário

Sinopse
Estuário do Rio Amazonas. Esse é o tema predominante dessa primeira obra minha. Versos e dissertações iniciais sobre o que vi, conversei e mentalizei sobre a natureza, homens, floresta e bichos das terras estuarinas nestes vinte e nove anos de vida, intensificados pelas minhas andanças quando dos trabalhos de manejo florestal comunitário, promovidos por uma Organização Não Governamental a qual trabalhava. Um conjunto, aliás, que vai além da definição direta de marajoara: pois o Amazonas é o colosso que determina o padrão de vida existente, sua velocidade, lançantes e pacuemas dos destinos. Tentativa houve de minha parte de apimentar os versos com filosofia, política e amor. Filosofia que justifico como importante para os ribeirinhos e caboclos. Não me refiro naqueles sofismas insondáveis aos plebeus, mas sim de fazer os simplórios reconhecerem o bom significado de se fazer uma pergunta ou de olhar para os céus de vez em quando. Os complicados que fizeram da filosofia uma coisa chata! Posso não conseguir meu propósito, mas tive a intenção de provocar mais do que tudo. Eis a máxima intenção. E nesse sentimento eu traduzo a minha vontade de escrever sobre algo que me fascinou nestes anos: a constatação que ricos ou pobres, estudados ou analfabetos, sortudos ou desafortunados, somos parte de um mesmo todo e assim mesmo, universos particulares, de Deus, da natureza, dos homens, uma esculhambação misteriosamente organizada.
Autor:
Pantoja Ramos
Formato:
pdf
Tamanho:
408 KB
Ano:
2005
Enviado por:
Pantoja Ramos
Enviado em:
08/04/2011
Reeditado em:
18/09/2022
Classificação:
seguro