José Mendonça, jornalista e professor – Um presente biográfico
Sinopse
O jornalista e professor mineiro José Mendonça ganhou um presente bem incomum no seu aniversário de 92 anos: um livro biográfico, escrito a seis mãos.
O aniversário foi no dia 22 de dezembro de 2009 e a noite de autógrafos cinco dias antes.
O livro é “José Mendonça: a vida revelada”, escrito por Flávio Friche, Manoel Marcos Guimarães e Maria Auxiliadora de Faria, publicado pela Editora UFMG.
O que o tornou merecedor de uma homenagem tão especial?
Como jornalista, ele atuou mais tempo no jornal O Diário, de Belo Horizonte, mais conhecido como Diário Católico: sete anos como repórter e 22 anos como seu principal editor.
Foi correspondente do jornal Folha de São Paulo e, depois, criou a sucursal (uma espécie de filial) de O Globo na capital mineira.
Foi um dos fundadores do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, e o seu terceiro presidente.
Mais do que educador, foi um dos fundadores do curso de jornalismo da Universidade Federal de Minas Gerais, e professor até 1992, quando se aposentou.
Márcio de Ávila Rodrigues narra a sua experiência pessoal e profissional com José Mendonça e também transcreve, neste mini-e-book, duas reportagens sobre o lançamento da biografia do mestre publicadas pelos principais jornais diários de Minas Gerais.
- Autor:
- Márcio de Ávila Rodrigues
- Formato:
- Tamanho:
- 402 KB
- Ano:
- 2010
- Enviado por:
- Márcio de Ávila Rodrigues
- Enviado em:
- 10/04/2010
- Reeditado em:
- 10/04/2010