Os Pensadores - KIERKEGAARD
Sinopse
“O paradoxo da fé consiste em que o Indivíduo é superior ao geral, de maneira que, para recordar uma dis¬tinção dogmática hoje já raramente usada, o Indivíduo determina sua rela¬ção com o geral tomando como refe¬rência o absoluto, e não a relação ao absoluto em referência ao geral. Pode ainda formular-se o paradoxo dizendo que há um dever absoluto para com Deus; porque nesse dever, o Indivíduo se refere como tal absolutamente ao absoluto. Nestas condições, quando se diz que é um dever amar Deus, ex¬prime-se algo que difere do anterior¬mente dito; porque se esse dever é absoluto, a moral encontra-se rebai¬xada ao relativo. De qualquer modo não se segue daí que a moral deva ser abolida, mas recebe uma expressão muito diferente, a do paradoxo, de forma que, por exemplo, o amor para com Deus pode levar o cavaleiro da fé a dar ao seu amor para com o pró¬ximo a expressão contrária do que, do ponto de vista moral, é o dever. Se assim não é, a fé não tem lugar na vida, é uma crise, e Abraão está per¬dido, visto que cedeu.”
KIERKEGAARD: Temor e Tremor
- Autor:
- Thiago Rodriguez
- Formato:
- zip
- Tamanho:
- 1 MB
- Ano:
- 1995
- Enviado por:
- Thiago Rodriguez
- Enviado em:
- 21/10/2008