DIA DA INDEPENDÊNCIA?

Antes de ficar se achando patriota é bom saber do que se trata e realmente ser patriota na prática. Estamos comemorando a independência de quê? Do Brasil? Ou uma pseudo independência individual? No que me parece, “trocou-se a coleira, mas não trocou-se o cachorro”. Se o 7 de setembro é o dia da independência, então todos os outros dias do ano são os dias da dependência. Com esse governo federal cancerígeno e um presidente que é um tumor maligno na pátria, a morte parece iminente.

A Independência do Brasil aconteceu em 1822 e, diga-se de passagem, assinada pela Imperatriz Leopoldina. O Imperador D. Pedro I só deu o suposto “Grito do Ipiranga” para registrar ali o marco de tal grandioso acontecimento. O histórico, porém romantizado evento se deu há 200 anos. Era outra época, era outra situação política, era outro ideal. O Brasil nem pensava em ser república. Agora, em 2021, temos um presidente mentecapto que quer dar um novo “Grito do Ipiranga”. Mas a verdade é que ele quer mesmo é governar no grito. Acredito que Bolsonaro sonha em ser coroado o imperador da bolsonarolândia e conduzir seu império sendo bajulado pelos seus súditos; e todos vestidos com camisa da seleção brasileira de futebol.

Tem muito “patriotinha” por aí fazendo média... colocando a bandeira do Brasil na janela; exibindo com aparente orgulho, não o pendão, mas um crachá de bolsonarista (ou atestado de palhaço do circo da terra plana). A bandeira do Brasil tem sido banalizada por uma extrema direita fascista e por pessoas egoístas que entendem ser conveniente ter um governo autocrático. O que temos atualmente é uma nova categoria de “patriotas”: O patriota surfista. Os patriotas surfistas do Brasil surfam na “onda” da modinha elitizada e manipulada; na onda da pororoca lamacenta da desonestidade, apoiando qualquer um que lhe permitir burlar leis e/ou oferecer benefícios.

Muitos “patriotinhas” apoiadores do Bolsonaro, exalando hipocrisia, cospem marimbondos falando de leis, de moralismo, de combater a corrupção e blá, blá, blá... Mas dar o exemplo que é bom, NADA. Ser patriota é respeitar as leis de verdade (mesmo que não concorde com elas). Existem maneiras civilizadas para se contestar. Ser patriota é respeitar o próximo. Não adianta você criar pássaros em gaiolas e se dizer patriota e defensor da liberdade. Não adianta você falar ao celular enquanto dirige e depois querer exigir que a lei seja cumprida. É muita cara de pau.

Ser um cidadão patriota requer disciplina, mas não é difícil. O exemplo tem que partir de cada um. É só uma questão de exercitar, de praticar. Ser patriota é ser educado com as pessoas, INDEPENDETE de raça, cor, credo, opinião divergente, roupa que está vestindo, etc. Ser patriota é ter responsabilidade com o descarte do lixo produzido. Ser patriota de verdade é uma atitude muito mais nobre do que se pensa; é cuidar do meio ambiente; é olhar com empatia para os mais pobres; é fazer um trabalho voluntário. Se você se diz patriota, entenderemos que você ama a sua pátria; e se a pátria é um organismo coletivo... ela deve ser INCLUSIVA e não exclusiva.

Ser egoísta não é nada patriótico... pois a pátria somos todos nós. "Para que o mal triunfe basta que os bons fiquem de braços cruzados". (Edmund Burke).

Sendo assim, o real dia da independência, será o dia em que cada um resolver ser honesto e fazer a sua parte... cortando as amarras que nos prendem ao materialismo, a ganância, ao egoísmo, aos preconceitos, as hipocrisias, a corrupção, as armadilhas do capitalismo parasitário. Um país realmente independente é aquele que só depende das pessoas (povo) para evoluir. Independência é evolução. O único interesse do usurpador presidente da república é a sua própria independência, pois a sua busca é apenas por poder; para ele, seus filhos e aliados. Não se deixe enganar... Bolsonaro é um inimigo da pátria. Inimigo da Democracia.

FORA BOLSONARO!

Adriano Besen
Enviado por Adriano Besen em 06/09/2021
Reeditado em 07/09/2021
Código do texto: T7336575
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.