Ansiedade: Sintomas de dias difíceis ou de uma patologia psiquiátrica?

Aqui você vai conhecer desde o que são Transtornos de Ansiedade, quais são os desafios no diagnóstico, causas e quais os tratamentos complementares que são indicados.

O PAÍS MAIS ANSIOSO DO MUNDO

Transtornos de Ansiedade são o tipo de transtorno psiquiátrico mais comum no mundo todo, atingindo cerca de 5% da população global.

No Brasil, esse número é consideravelmente maior, chegando a 9,3% de acordo com a OMS, fazendo de nós o país com o maior número de ansiosos no planeta.

MAS O QUE É ANSIEDADE?

Ansiedade vem da palavra grega anxius que significa "desconfortável" e também de anguere que significa "sufocar". Infelizmente, a ansiedade é um mal necessário em nossas vidas, pois nos faz agir em momentos importantes.

No entanto, seu excesso se torna muito prejudicial ao organismo.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Mais do que uma sensação de angústia, o Transtorno de Ansiedade pode causar:

Cansaço e indisposição

Insônia e sonolência

Problemas de intestino

Irritação

Dificuldade de concentração

Problemas de memória

Queimação e azia

Ganho ou perda de peso

Queda de cabelo

Dor e tensão musculares

Sente que tem algum desses sintomas? Então continue lendo.

FATORES QUÍMICOS QUE CAUSAM A ANSIEDADE

Ainda não há uma explicação definitiva sobre a causa dos Transtornos de Ansiedade.

No entanto, sabemos que existe um fator genético importante, pois grande parte do problema é químico, causado por um desequilíbrio em neurotransmissores como serotonina, dopamina, noradrenalina.

FATORES AMBIENTAIS QUE CAUSAM A ANSIEDADE

Elementos cotidianos também podem contribuir para a eclosão ou agravamento de um Transtorno de Ansiedade como: pressão e estresse no ambiente de trabalho ou estudo, traumas psicológicos, perdas de entes queridos, separações, mudanças bruscas de rotina e uso exagerado de certas substâncias químicas.

TRATAMENTOS COM ANTIDEPRESSIVOS RESOLVE?

Apesar de proporcionarem uma melhora em até 80% dos casos, medicamentos antidepressivos como Sertralina, Fluoxetina e Escitalopram muitas vezes causam efeitos adversos indesejados.

Texto criado com base no artigo sobre Ansiedade: https://www.medicina.in/conteudo/ansiedade-sintomas-tratamentos/

Medin
Enviado por Medin em 15/02/2021
Código do texto: T7184990
Classificação de conteúdo: seguro