Esta é uma velha história da mitologia grega sobre rivalidade e união envolvendo duas jovens mortais, Caçulandra e Debochádenes.

Debochádenes foi a primeira filha de Exaustine e recebia muito carinho e atenção da mãe. Feliz, apesar de muito cansada, Exaustine decidiu ter mais uma filha, e foi então que nasceu Caçulandra. 

Exaustine se desdobrava para dar atenção às duas crianças, que disputavam seu carinho.

Em breve chegaria o momento de Caçulandra se destacar, pois se aproximava o dia do seu ritual da tocha, em que ela assopraria uma labareda cerimonial diante de toda a família, receberia um banquete e seria aplaudida.

Mal sabia Caçulandra que Debochádenes tinha um plano sombrio para recuperar a atenção que perdera. Chegado o dia da festividade, Debochádenes assoprou a tocha de Caçulandra e recebeu toda a atenção para si.  

Furiosa, Caçulandra agarrou-se nos cabelos de Debochádenes e passou a agredí-la no meio da cerimônia. 

Mesmo ferida, Debochádenes sorria, contente pela atenção conquistada.

--

A briga foi tão chamativa que conquistou o olhar do deus Internétilos, que observava a festa.

Internétilos, então, rogou uma profecia sobre as irmãs-inimigas, que ao mesmo tempo lhes abençoava e amaldiçoava:
"Vós ganhareis muita atenção, mas somente pelo que fizestes juntas! Quando uma for lembrada, a outra será também."

Internétilos espalhou a história da briga por todo o país, e as irmãs ganharam fama e sucesso por conta da sua briga por atenção.

Entretanto, passaram o resto de suas vidas dividindo a atenção que desejavam. Essa história representa a relação de amor e ódio de todos os irmãos do mundo.

--

A história tem mais um personagem: Cagarrégrades.

Enquanto as duas irmãs ganhavam a atenção de Internétilos, Cagarrégrades corria atrás, aos gritos:
"Ai, que terrível expôr as duas desse jeito!"
"Ai, a Caçulandra está violenta demais pro meu gosto, precisa de um remédo!"
"Nossa, mas esse olhar de Debochádenes é de psicopata!"

Interpretando essa face do mito, é possível ver como Cagarrégrades não se importava verdadeiramente com o bem estar das meninas, e sim desejava para si a atenção que as duas tinham conquistado.

Mas isso é só uma história antiga, OK? Não tenho nenhuma opinião a respeito. 

Só acho impressionante como a mitologia é sempre atual!


















 
Monet Carmo
Enviado por Monet Carmo em 25/10/2020
Código do texto: T7095715
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.