Pra que política?

"Brasil é deixado de fora sobre acesso aos tratamentos na OMS"

Talvez isso seja atualmente a maior prova de como tudo é político.

Por vezes nos esquecemos do poder da política, porque simplesmente não a discutimos. Esquecemos de como a ciência politica é responsável pelo gerenciamento das demais ciências, ciências estas responsáveis pela manutenção da economia, da educação, da segurança, da saúde, do social.

Esquecemos da importância da política, tanto que nem a discutimos. Dela se fazia um discurso sério, nela se interligavam várias teorias, avaliadas e escritas em livros, buscando a melhor forma de gerenciar o mundo. Mas paramos de lê-la.

Esquecemos que a educação depende da política, o trabalho depende da política, a segurança depende da política. E pasmem, a nossa saúde depende da política. A política concentra todas as ciências, ela pode optar por mantê-la ou eliminá-la.

Talvez também tenhamos esquecido que necessitamos da ciência e escolhemos por exclui-la, nos excluindo também.

Subjulgaram a ciência, a ciência política e subjulgaram a si mesmos. Deixaram a política a mercê e a assim também se deixaram. Não a leram, não a discutiram, se amarraram em suas próprias ideologias.

Alguns optaram pelo messias, se amarraram na ideia do super herói. Por fim descobriram que o Messias não faz milagres e que "herói" é o sobrenome de "anti". Alguns optaram por se amordaçarem, se amarrando em suas ideologias, se levando a própria cova.

A verdade é que escolhemos perder, escolhemos por matar e morrer, talvez. Podíamos ter escolhido a vida, mas não pensamos e nem discutimos a política.

maria paula da silva lima
Enviado por maria paula da silva lima em 17/05/2020
Reeditado em 18/05/2020
Código do texto: T6950513
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.