Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

o que é "pecado estrutural"

    Uma das responsabilidades como indivíduos que vivem socialmente é trazer sempre o sentido da vida, mesmo em volta de tantas estruturas sociais e avanços científicos nunca perder a identidade de ser humano, de construir uma vida digna e solidaria para que todos possam viver com responsabilidade.
    O homem com o tempo foi dando importância ao âmbito sócio estrutural, os mecanismos sociais e os grupos científicos e diminuindo nele a consciência de culpa,ou podemos dizer, de pecado. Por viver nesta estrutura, o homem comete um o que chamamos de “pecado estrutural” que é o “esvaziamento de sentido do pecado”, ou seja, não tem o sentimento de “consciência pesada” e acaba relativizando as ações más, ao ponto de que somente a Igreja lembra-se desta realidade que o ser humano esta sujeita. Foi-se confiando muito nas investigações cientificas, no trabalho sócio estrutural, e não sobrando espaço para esta interioridade, ou melhor, a este exame de consciência, ao ponto de pensar que a realidade do pecado “não existe”.
    Portanto, existe um valor em falar sobre uma responsabilidade que seja partilhada no qual todos tenham compreensão do seu papel e deveres que deve cumprir no seu dia a dia. É claro, que a sociedade é muita “ferida” pelas irresponsabilidades de pessoas que deveriam dar exemplo, mas através das informações e deste “voltar” ao sentido primeiro da vida, irá instruindo o pensar e o viver dos povos. Existe uma responsabilidade mútua que está relacionada ao existir humano, o “clamor” que dentro do individuo ressoa pedindo para fazer o bem e sempre evitar o que é mal. É necessário que coloquemos em prática esta responsabilidade um com o outro, pois unidos neste objetivo iremos construir um mundo mais fraterno e solidário.
Adson Marinho
Enviado por Adson Marinho em 03/04/2020
Código do texto: T6905415
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre o autor
Adson Marinho
Taubaté - São Paulo - Brasil
12 textos (238 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/09/20 12:12)
Adson Marinho