A fé como acolhida plena da Revelação

A Dei Verbum relata sobre o sentido da fé como a ação de Deus que age na história da humanidade. A fé é caracterizada na “aceitação da Revelação”, ou seja, o homem acolhe a Revelação que de forma total se consome da Pessoa de Jesus Cristo.

A Revelação de Deus já se manifestava ao homem por diversos sinais, também pelos profetas e tem o seu ápice na encarnação do Verbo. Aqui vemos o princípio vital da fé, onde a Plenitude da Revelação encontra-se na Pessoa de Jesus, que eleva o homem a sua dimensão mais íntima com Deus. Cristo é o centro da fé que se revela na história da humanidade.

No Antigo Testamento vemos a iniciativa de Deus para salvar seu povo, conduzindo e realizando o seu plano de amor por meio dos profetas, que por sua vez era a ligação entre o povo e Deus. No Novo Testamento, podemos compreender a Revelação na passagem de Gálatas 4,4: “Chegada a plenitude dos tempos...”, na encarnação do Verbo, Deus revelou-se ao homem na Pessoa de Cristo, entregou-se inteiramente para demonstrar seu infinito amor.

A Revelação está intimamente relacionada à fé, pois a Revelação é uma iniciativa de Deus que deseja salvar o homem e a fé é a resposta do homem a Deus, que entende o propósito e o verdadeiro sentido da Revelação na historia humana. Por isso por meio da graça divina e também pela capacidade intelectual do homem, o ser humano consegue entender os sinais que Deus manifesta através do Espírito Santo.

A Sagrada Tradição e a Sagrada Escritura estão relacionadas entre si, pois tanto uma como a outra revela ao homem o projeto salvífico de Deus, ou seja, deriva-se da mesma fonte que sustenta a fé humana e o conduz a Verdade.

A Palavra de Deus é centrada no Verbo Jesus Cristo, que encarnou-se e revelou o seu plano de amor ao ser humano. A Sagrada Tradição é a experiência viva da Palavra de Deus e depois por inspiração divina os hagiógrafos (autores sagrados) quis relatar a partir de sua experiência humana a transmissão da vontade de Deus. A Sagrada Tradição por ser vivida, experimentada e transmitida, torna-se ação, ensinamento, testemunho de vida e transmissão de fé, e por isso foi escrita por meio da inspiração divina revestindo-se da experiência humana para ser conservada e reverenciada.

A Sagrada Escritura ela é caracterizada como humana e divina. A Palavra de Deus revestiu-se da linguagem humana que tem o sentido de ser interpretada a luz do Espírito Santo, que é plenificada por meio de Jesus Cristo que é a Palavra por Excelência. Aqui vemos o papel fundamental do Magistério da santa Mãe Igreja que entendendo o sentido da transmissão da fé interpreta a luz do Espírito a Sagrada Escritura e a Tradição dos Apóstolos e atualiza no decorrer da história humana, buscando sempre a Verdade do Espírito que se revela no mistério da encarnação de Cristo que é a Plenitude de toda Revelação.

Nisso, o homem com sua capacidade racional e espiritual consegue transcender a realidade humana e integrar-se dentro do projeto do amor divino, pois entendendo o mistério da Revelação, o ser humano acolhe a fé e o interpreta a luz do Espírito, dentro dos ensinamentos da santa Mãe Igreja que por autoridade de Cristo tem o objetivo de transmitir com fidelidade o amor e a fé ao povo de Deus. Deus estabelece uma comunicação com o seu povo através da Sagrada Escritura, a Sagrada Tradição e o Magistério, formando um diálogo de salvação com seus filhos, pois todos participam do corpo místico, onde Cristo é a cabeça e nós somos os membros que formamos um só corpo, numa só unidade de fé. (1 Coríntios 12)