Trabalho no contexto espiritual

Como olhamos o trabalho nos dias atuais? como ontem, hoje e provavelmente sempre teremos que realizar algo para outros para que nossas necessidades sejam atendidas. Sistemas de demanda e oferta fazem o mecanismo do mercado de trabalho ir em uma velocidade cada vez mais exigente, visando vários tipos de valores que podem variar de corporação a outra.

Uma grande parte das pessoas enxergam o trabalho, como algo que foi feito estritamente para ganhar dinheiro, talvez esse pensamento deva surgir por diversos fatores, um desses provavelmente deve ser o alto índice de barreiras que fazem o mercado de trabalho brasileiro, um lugar desapropriado para a busca de ocupações que possam se adequar ao perfil das pessoas, fazendo com que as pessoas acabem realizando funções que não tem a menor afinidade em busca de seu sustento, algo que acaba sendo compreensível no ponto de vista da sobrevivência, aqui não cabe qualquer julgamento, apenas um exercício de reflexão.

No ponto de vista da espiritualidade, o trabalho tem um valor fundamental para o desenvolvimento da alma e do ser humano como um todo, um elemento que vai além do conseguir ganhar dinheiro, o mesmo que é uma ferramenta importante, mas não é o principal objetivo do trabalho. Lógico que trabalhar com que se gosta, ainda é uma realidade difícil no Brasil e em diversos lugares no mundo, para quem o deseja, é uma busca incansável.

Quando se faz algo com prazer e zelo, independente se for realizado por um auxiliar da empresa, ou empreendedor, visando ajudar os outros, acaba se tornando um elemento enriquecedor na alma do ser humano, capaz de elevar seu conhecimento a respeito das relações humanas e aprender principalmente a entender a diversidade que abrange nosso mundo.

Nesse patamar de espiritualidade em relação ao trabalho, é papel fundamental daqueles que estão em seus postos, independente da hierarquia, é ter respeito, atenção e principalmente empatia com aqueles que estão ao seu redor, buscando sempre uma justiça lógica. Penso que esses conceitos me parecem distantes, quando observamos um mundo cada vez mais acelerado, exigente e ilógico na maioria da vezes.

O ser humano que com quantidade certa e com prazer em suas dedicações, acaba sendo uma pessoa mais feliz, consciente de suas capacidades e pronto para superar seus obstáculos. O trabalho nos coloca em sintonia com o mundo, e com nós mesmos, pois é o lugar que passamos mais tempo.

Aos que acreditam em melhorar suas carreiras e satisfazer seus projetos pessoais, na procura de uma função que possa realmente contribuir com seu intimo, o que resta é a insistência e tolerância com o mundo em que vivemos.

Leonardo Moreno
Enviado por Leonardo Moreno em 29/08/2019
Reeditado em 29/08/2019
Código do texto: T6732099
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.