Síndrome de Wendy e Síndrome de Peter Pan, a destruição da relação!

O ano era 1983, quando um psicólogo norte-americano conhecido como Dan Kiley lançou um livro chamado “Síndrome de Peter Pan – O homem que nunca cresce”. 1983 é um ano muito especial para mim, em Outubro desse ano nasceu uma neném muito especial que eu conheço...

Você conhece a Síndrome de Peter Pan?

Ela ganha esse nome devido ao comportamento do personagem literário escrito pelo aclamado James Matthew Barrie, Peter Pan o menino que se recusava a crescer, o psicólogo Dan Kiley descreveu a síndrome como um trauma que bloqueia a maturidade emocional da criança, consistindo na proteção demasiada, o garoto foi cuidado demais, sempre recebeu tudo nas mãos, sempre foi muito mimado e de repente quando cresce não sabe se virar sozinho, se tornou um adulto crianção...

E aí entra a Síndrome de Wendy na história, essa síndrome atinge a esposa do suposto “adulto que se recusa a crescer”, a esposa sente uma necessidade absurda de fazer tudo para ele, a companheira sente a obrigação de cuidá-lo, manifesta uma preocupação excessiva em fazer tudo para servi-lo que acaba até esquecendo dela mesma, perdendo a sua liberdade, se tornando não mais esposa, mas assumindo o posto de mãe do marido.

O Problema? Este é o problema, acreditar que amar é sacrificar a própria vida em nome de servir ao outro.

A Síndrome de Wendy se torna latente na mulher quando ela alcança tudo nas mãos do marido, quando a única coisa que ela faz é servir, quando ele joga os calçados no meio da casa e lá vai ela juntar e arrumar, fica evidente quando a coitada da mulher se sente na obrigação de mesmo cansada não permitir que ele lave as próprias roupas, ou arrume seu próprio armário, é como uma mãe que impede o filho mimado de fazer serviços domésticos, o lado ruim disso é que as esposas se tornam mães dos maridos e não permitem que eles cresçam e tenham responsabilidades com eles mesmos...

E aí a relação acaba, ou você já viu uma mulher que se sente mãe de alguém ter prazer sexual com seu “filho”? É obvio que não. Então é aí que elas na carência procuram outro homem (o que já é outra história).

O pior é que as mulheres perduram muito tempo nesse tipo de relação estragada, pois é assim que elas entendem o amor, um auto-sacrifício diário em prol do Peter Pan. Mas se torna um fardo muito pesado estar a toda hora fazendo tudo sozinha e a disposição pra servir...

Isso fere a esposa, mas o que importa é ele se sentir amado... Acredite, isso vai acabar te matando, pois é um caso de egoísmo do Peter Pan se negar a crescer enquanto a Wendy precisa carregar todos os problemas em seus ombros...

Fala a verdade, você já conheceu um casal assim não é? Em que a esposa é a mãe do sujeito e tenta mudá-lo a todo o custo, mas como todos sabemos, Peter Pan escolheu ser criança para sempre e a Wendy cresceu e seguiu em frente...

“Escravo é aquele que espera que alguém venha e o liberte” (Ezra Pound)

Eden Mendes
Enviado por Eden Mendes em 16/08/2019
Reeditado em 16/08/2019
Código do texto: T6721328
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.