ESPIRITUALIDADE: CONVERSÃO, MEDITAÇÃO, CONFISSÃO, EUCARISTIA, LEITURAS CATÓLICAS...

REFLEXÃO DIÁRIA: 12 DE MARÇO DE 2016

Para designar a palavra crise, os chineses usam a combinação de dois caracteres. São os caracteres que representam “perigo” e “oportunidade”. Essa duplicidade parece real em toda “crise”. É um momento decisivo e, dependendo do rumo que tomamos podemos desembarcar no perigo ou na oportunidade. As encruzilhadas da estrada da vida humana que requerem decisões nossas são sempre um ponto onde o perigo e a oportunidade se cruzam. Como no sentido médico desse termo, quando um paciente é considerado “crítico”, a implicação é que ele pode tomar o rumo da vida ou da morte.

No processo de fé, ocorrem muitas dúvidas e crises. Paul Tillich observa que apenas por meio das crises a fé pode amadurecer. A dúvida corrói a antiga relação com Deus, mas apenas para que uma outra possa nascer. O mesmo se aplica a nossas relações interpessoais, humanas. Elas só se desenvolvem a partir da fragilidade inicial para a permanência por meio dos testes da dúvida e da crise. Por isso Khalil Gibran diz que podemos “esquecer aqueles com quem rimos, mas nunca aqueles com quem choramos”.

Há algo nos velhos que parece pouco à vontade e até mesmo ressentido com as crises de fé dos jovens. Perdemos de vista o fato de que a fé só pode amadurecer em função dessas crises. Esquecemos que nenhum de nós pode dizer um “sim” significativo ao compromisso enquanto não enfrenta a possibilidade alternativa de dizer “não”. A coisa mais destrutiva que podemos fazer aos que estão atravessando períodos de crise é tentar silenciar essas dúvidas legítimas e encorajar sua repressão. As dúvidas reprimidas têm elevada taxa de ressurreição, e as dúvidas enterradas só desenvolverão novas raízes. Uma coisa é certa: a passagem pelas trevas das dúvidas e da crise, por mais dolorosa que seja, é essencial para o crescimento no processo da fé.

Texto de As estações do coração

Editora Loyola

0

Publicado em Reflexão Diária em 12 mar 2016

Nenhum comentário.

13 mar 2016 às 2:54 pm, joão bosco Diz:

Seu comentário está aguardando moderação.

Olá, meus amigos da Imaculada!

Bom dia!

“É interessante lembrar que a Igreja sempre tem recomendado a direção espiritual a todos os que desejam amadurecer seriamente na vida cristã” Pe. Faus on February 9, 2011

Meus caros amigos, envio-lhes hoje humildemente uma pesquisa que fiz sobre a ética da crise cristã e alguns caminhos indicados pela santa Igreja para a graça nos momentos de crise.

Vejam os sites abaixo em que pesquisei temas da espiritualidade cristã ao longo da história da Igreja como subsídio no momento das crises, especialmente a oração, os sacramentos e a direção espiritual com um padre confessor. Bons Estudos.

Assista a programação de televisão, rádio, online da Igreja católica, adquira revistas católicas (REVISTA BRASIL CRISTÃ, REDE APARECIDA, PROGRAMA ENCONTRO COM CRISTO do padre Alberto Gambarini, missas e terços da Igreja e terço dos homens nos sábados e domingos pela REDE SECULO 21 DE TELEVISÃO, ajude o Dízimo de sua comunidade paroquial, adote um pobre para dar ajuda espiritual e material e associe-se aos movimentos da Igreja católica de sua comunidade de fé. Não tenha vergonha de ser católico sincero e participante: o melhor remédio da alma e dos corpos está em Jesus, nosso Médico e Mestre e Ele está vivo na sua comunidade de fé.

Alguns associam o termo crise a crisol – para relacionar minério ao calor e a busca da pureza para o comércio do minério de prata ou ouro: instrumento de purificação da prata parecido com o cadinho para o ouro diante da fornalha purificadora.

“1. Crisol: Significado de Crisol Por Walter Feckinghaus (PR) em 14-09-2008 – é um substantivo que define o recepiente no qual, no passado, se apura e purificava a prata.

Um texto dos proverbios cap. 27,21. como o crisol prova a prata, e o forno o ouro,..

2. Cadinho – Sinônimos de Cadinho:

“crisol cadinho prova amostra argumento concurso contraste demonstração documento ensaio exame experiência indício mostra revelação sabatina sinal testemunho…”

Crisol como Pira, NO GREGO – Significado de Pira – Por Eduardo Alvarez (SP) em 16-02-2010 – Fogueira em que os antigos incineravam cadáveres; vaso em que arde um fogo simbólico.”

Expressão “dar o pira”: Fugir, escafeder-se, evadir-se.

http://www.dicionarioinformal.com.br/crisol/

Assim, a Escritura ou Bíblia nos remete a paisagens sábias como:

Nós somos preciosos aos olhos de Deus, porque viemos dele. Temos a dignidade de filhos de deus em Jesus, nosso Salvador.

Deus é precioso a nossos olhos como na experiência da sarça ardente quando Moisés tem a revelação de Javé e a missão de ir salvar os israelitas no Egito.

No Novo Testamento, Jesus nos envia e está pronto para nos ajudar na missão de evangelização pela ação eficaz e eficiente do Espírito Santo a partir da Ressurreição e Pentecostes, nascimento da Igreja, que enfrentará o martírio ou testemunho nas arenas de Roma. “O sangue de cristãos é semente de novos cristãos.” Não há cristianismo sem sacrifício e amor como Jesus na cruz que perdoa e bondade ou compaixão que ergue os filhos de Deus pela força purificadora do Espírito Paráclito e o rosto materno de Maria – mãe de Deus e nossa.

As crises indicam nossa impotência e denudam nossa autossuficiência. Difícil tomar decisões sérias no momento de crise.

Contudo é oportuno estudar, refletir, ouvir pessoas sábias, ler bons livros como a Bíblia (para estudo a Bíblia de Jerusalém), a Imitação de Cristo, o Tratado da Verdadeira Devoção a Nossa Senhora, fazer os exercícios de Santo Inácio, apegar-se aos 5 preceitos de São Domingos, ao conselho de Dom Bosco (“Pai e Mestre da Juventude”.: “Dai-me almas e ficai com o resto o que me importa é juventude santa.” também citada em muitos lugares em latim: “Da mihi animas, Cetera tolle” – “Os jovens não só devem ser amados, mas devem saber que são amados. A primeira felicidade de um menino é saber-se amado.”

Ainda se recomenda Santa Teresa de Jesus – LIVRO DAS MORADAS ou CASTELO INTERIOR, em que a alma segue com Jesus as renúncias por amor a Deus até a sua partida do mundo.

Conselhos de São João da Cruz para imitar a Cristo: São João da Cruz – Subida do Monte Carmelo – Livro I – Capítulo XIII, §3-7; 9.

Primeiramente: tenha sempre a alma o desejo contínuo de imitar a Cristo em todas as coisas, conformando-se à sua vida que deve meditar para saber imitá-la, e agir em todas as circunstâncias como ele próprio agiria.” 30 – Sábado – Jun 2012

Posted by marcosmarinho33 in Dos Santos e Santas

Depois, na serenidade e corajosamente, pode-se tomar decisão melhor e nunca isolado dos fatos e na necessidade de fazer a vontade de Deus e procurar os meios saudáveis e éticos, espiritualmente indicados pela Igreja, nossa mãe e mestra, que existe a dois mil anos desde sua fundação por obra de Jesus e a consolação do Espírito Santo e os ensinamentos do Magistério da Igreja e as encíclicas e cartas papais e os conselhos da nossa Igreja Católica no Brasil.

Leia e conheça com sua comunidade católica os documentos do CELAM, CNBB, CONIC, O CATECISMO CATÓLICO, O CÓDICO DE DIREITO CANÔNICO, os demais documentos pastorais ou planos de atuação e orientações da recepção dos sacramentos de sua diocese; este ano celebramos a CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA com o objetivo de políticas públicas e ações pastorais a favor da água potável e coleta seletiva do lixo, aterro sanitário, saneamento básicos para todos os brasileiros e comunidades pobres e carentes.

Este ano, também, estamos vivendo o ANO DA MISERICÓRDIA EXTRAORDINÁRIO inaugurado por Papa Francisco (faça boa confissão, reze pelo Papa e a Igreja, atue em alguma ação pastoral da sua Igreja local ou diocesana, seja fiel e reze pelo padre da sua paróquia, reze Pai-Nosso e Ave-Maria, comungue com fé no desejo firme de evitar o pecado e não entristecer a Ação do Espírito Santo em você, peça a Deus a graça da santidade e humildade para fazer sua vontade sempre: assim, você tem da Igreja a INDULGÊNCIA PLENÁRIA concedida pelo Papa nessas condições no Ano Santo).

fonte: DOM BOSCO: Frases – http://kdfrases.com)

http://ccshalompf.blogspot.com.br/2013/01/dai-me-almas-e-ficai-com-o-resto-dom.html

“Principalmente, oração intensa durante o dia, atos de caridade corporal e espiritual em boas obras (ramalhete espiritual), confissão sincera, aproximação da Eucaristia ou comunhão do corpo e sangue de Jesus na Hóstia consagrada, humildade para aceitar os defeitos com paciência seus e dos outros, não jugar, não pensar mal dos outros, desejar bem a todos, falar bem de todos, pedir a Deus por meio de Nossa Senhora de sua devoção predileta como Nossa Senhora Aparecida, as graças de que mais precisa para um vida ética e cristã honesta e pura, perdoando a quem o ofendeu e vencendo todo ressentimento e mágoa. Assim, pede a Jesus a graça de seguir na sua cruz ao sentir sua Luz pelo Espírito Santo; segue o exemplo de santos e pede a graça ao anjo da guarda da humildade e perseverança no bem e afasta dos maus colegas e as situações de pecado e ambientes que vão contra a consciência e a fé cristã.

Quais são as obras de misericórdia?

Há catorze Obras de misericórdia: sete corporais e sete espirituais.

Dar a vida pelos outros. Só assim se vive a vida de Jesus e nos fazemos uma só coisa com Ele. S. Josemaria, Via Sacra, 14

Obras de misericórdia espirituais:

1)Ensinar os ignorantes

2) Dar bom conselho

3) Corrigir os que erram

4) Perdoar as injúrias

5) Consolar os tristes

6) Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo

7) Rezar a Deus por vivos e defuntos

Obras de misericórdia corporais:

1) Dar de comer a que tem fome

2) Dar de beber a quem tem sede

3) Dar pousada aos peregrinos

4) Vestir os nus

5) Visitar os enfermos

6) Visitar os presos

7) Enterrar os mortos

“São Domingos Sávio, o Pequeno Gigante

Domingos Sávio, com 5 anos pediu para ser coroinha e todos os dias, mesmo no rigoroso inverno da Itália, participa da Santa Missa. Isso impressiona tanto o sacerdote, que permite a Domingos fazer a 1º comunhão com apenas 7 anos. Nessa ocasião, Domingos escreve, com sua letra de criança, as regras que seguiria por toda sua breve vida:

“Vou me confessar e comungar, tantas vezes quanto meu confessor permitir… Santificarei os dias festivos.. Meus amigos serão Jesus e Maria; Antes Morrer que pecar.”

“Eu quero ser santo, se não me santificar, serei um fracasso.”

“Ser sempre alegre.. Fazer bem feito todas as coisas…” Com seus melhores amigos, criou uma espécie de clube secreto dentro do Oratório: “Companhia da Imaculada “.

“Olhe para essa Cruz e se tiver coragem repita: Jesus Cristo morreu perdoando a quem fez isso com Ele… Eu pelo contrário não quero perdoar? Quero vingar-me até o fim?”

Então, leia as moradas de Santa Teresinha, reze com os salmistas, assim – SALMO 139(138):

Publicado em 8 de set de 2012 – https://www.youtube.com/watch?v=4mB8TyTHpWw

“Tu Me Conheces

Padre Jonas Abib

exibições

46.825

Tu me conheces quando estou sentado

Tu me conheces quando estou de pé

Vês claramente quando estou andando

Quando repouso tu também me vês

Se pelas costas sinto que me abranges

Também de frente sei que me percebes

Para ficar longe do teu espírito

O que farei, aonde irei não sei

Para onde irei? Para onde fugirei?

Se subo ao céu ou se me prosto

No abismo eu te encontro lá

Para onde irei? Para onde fugirei?

Se estás no alto da montanha verdejante

Ou nos confins do mar

Se eu disser que as trevas me escondam

E que não haja luz onde eu passar

Pra ti a noite é clara como o dia

Nada se oculta ao teu divino olhar

Tu me teceste no seio materno

E definiste todo meu viver

As tuas mãos são maravilhosas

Que maravilha meu senhor sou eu

Para onde irei? Para onde fugirei?

Se subo ao céu ou se me prosto

No abismo eu te encontro lá

Para onde irei? Para onde fugirei?

Se estás no alto da montanha verdejante

Ou nos confins do mar

Dá-me tuas mãos, oh meu senhor bendito

Benditas sejam sempre suas mãos

Prova-me Deus e vê meus pensamentos

Olha-me Deus e vê meu coração

Livra-me Deus de todo mau caminho

Quero viver, quero sorrir, cantar

Pelo caminho da eternidade

Senhor terei toda felicidade

Para onde irei? Para onde fugirei?

Se subo ao céu ou se me prosto

No abismo eu te encontro lá

Para onde irei? Para onde fugirei?

Se estás no alto da montanha verdejante

Ou nos confins do mar…”

https://www.letras.mus.br/padre-jonas-abib/440998/

___________________________________________________

FONTES:

Provérbios 27, …20

“O Sheol (Xeol: mansão dos mortos) e o Abadom são insaciáveis, assim como nunca se fartam os olhos da humanidade. 21 O crisol é para a prata e o forno é para o ouro, mas o que prova o ser humano são os elogios que recebe. 22 Mesmo que você espanque o perverso, como grãos num pilão, a sua insensatez não se separa dele!…

Lucas 6:26

“Ai de vós, quando todos vos louvarem! Porquanto, foi assim também que agiram os vossos antepassados com os falsos profetas. Jesus ensina a amar aos inimigos!”.

Provérbios 17:3

“O ouro e a prata são provados pelo fogo, mas é o SENHOR que revela quem as pessoas realmente são.”

Disponível em: . Acesso em 13/03/16.

Santa Teresa de Jesus – LIVRO DAS MORADAS ou CASTELO INTERIOR:

http://www.documentacatholicaomnia.eu/03d/1515-1582,_Teresa_d'Avila,_Moradas_Ou_Castelo_Interior,_PT.pdf

A Imitação de Cristo – Tomás de Kempis:

http://www.culturabrasil.org/zip/imitacao.pdf

TRATADO DA VERDADEIRA DEVOÇÃO À SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA, de São Luís Maria Grignion de Montfort: O “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem” é uma obra de São Luís Maria Grignion de Montfort (☆1673 – ✝1716), escrita por ele pouco antes de sua morte.”

SUMÁRIO

PREFÁCIO ……………………………………………………………………………. 9

UM SEGREDO DE SANTIDADE…………………………………………. 13

INTRODUÇÃO ……………………………………………………………………. 19

CAPÍTULO PRIMEIRO

NECESSIDADE DA VERDADEIRA DEVOÇÃO A MARIA …………………………… 25

CAPÍTULO SEGUNDO

VERDADES FUNDAMENTAIS DA DEVOÇÃO À SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA .. 53

http://www.perfeitadevocao.org/download/TratadoDaVerdadeiraDevocao.pdf

http://blog.cancaonova.com/tododemaria/tratado/

“São Domingos Sávio, o Pequeno Gigante.” Disponível em: http://blog.cancaonova.com/amigosdoceu/2013/03/08/domingos-savio/>. Acesso em: 13/03/2016.

Disponível em: http://www.pt.josemariaescriva.info/artigo/quais-se3o-as-obras-de-misericordia3f>. Acesso em: 13/03/2016.

http://bibliaportugues.com/proverbs/27-21.htm

Blog do Pe. Alberto: CONHEÇA AS OBRAS E LIVROS, PREGAÇÃO E ATUAÇÃO DESSE BOM PREGADOR:

“A Missa em nossa vida”

Leia o artigo do Pe. Alberto Gambarini: “A Missa em nossa vida” Clique aqui e leia mais _ http://encontrocomcristo.com.br/

«O Espírito Santo – explica São Josemaria Escrivá – é o Espírito enviado por Cristo para realizar em nós a santificação que Ele [Cristo] nos mereceu na terra» (É Cristo que passa, n. 130). E S. Cirilo de Alexandria diz: «O Espírito Santo não é um artista que desenhe em nós a divina substância como se fosse alheio a ela; não é assim que nos conduz à semelhança divina. Sendo Deus e procedendo de Deus, Ele mesmo se imprime nos corações que o recebem, como o selo sobre a cera e, dessa forma, pela comunicação de si mesmo e pela semelhança, restabelece a natureza consoante a beleza do modelo divino e restitui ao homem a imagem de Deus» (Tesouro da santa e consubstancial Trindade, 34).

http://www.presbiteros.com.br/site/direcao-espiritual-o-sacerdote-pastor-pai-medico-mestre-juiz/

A direção espiritual – By Pe. Faus on February 9, 2011

Também a vida interior precisa: “O roteiro útil para preparar as conversas de direção espiritual e para avaliar se essa orientação vai bem.”

http://www.padrefaus.org/archives/895

Direção espiritual – O que é como se faz

Por Patrício Sciadini

https://books.google.com.br/books?id=JkBLPvgXwPQC&pg=PA42&lpg=PA42&dq=dire%C3%A7%C3%A3o+espiritual+com+confessor&source=bl&ots=peGqgMH-Qe&sig=48OLOSZ98hy5IWlbc35R9WL9SpQ&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjQyobdlb7LAhWIiZAKHXi7DpEQ6AEIRjAH#v=onepage&q=dire%C3%A7%C3%A3o%20espiritual%20com%20confessor&f=false

Conselhos de São João da Cruz para imitar a Cristo

30 -Sábado – Jun 2012

Posted by marcosmarinho33 in Dos Santos e Santas

https://dominumvobiscum.wordpress.com/2012/06/30/conselhos-de-sao-joao-da-cruz-para-imitar-a-cristo/

SALMO 26 – “O Senhor é minha luz e salvação. O Senhor é a proteção da minha vida!”

https://www.youtube.com/watch?v=zAc5GF_Y6jc

J B Pereira e diversos sites e autores: https://dominumvobiscum.wordpress.com/2012/06/30/conselhos-de-sao-joao-da-cruz-para-imitar-a-cristo/ e dentre tantos outros: veja acima.
Enviado por J B Pereira em 13/03/2016
Código do texto: T5572489
Classificação de conteúdo: seguro