Discurso de formatura

Em nome da turma de 2007 de Licenciatura e Bacharelado em História cumprimento a todos os presentes. Na pessoa do Professor Doutor Marcio Couto, Diretor da Faculdade de História da Universidade Federal do Estado do Pará, saúdo demais autoridades que aqui se encontram. Prezados formandos, paraninfos, parentes e amigos presentes, boa noite!

É com honradez tamanha que agradeço a turma por ter sido escolhida para que em nome de todos pudesse compartilhar com cada um de vocês a alegria de estarmos realizando mais uma grande conquista. Conquista esta que passa a ser um marco na trajetória da vida de cada formando, exprimindo aqui a felicidade de ter alcançado uma meta mais do que importante, vitoriosa.

Todas as dificuldades enfrentadas por nós ao longo do curso só nos mostram o quanto é importante lutarmos para atingirmos nossas metas, ainda que palavras desencorajadoras nos tenham sido ditas, nos levando a crer que todo tempo e dinheiro dedicados ao nosso ensino estavam sendo desperdiçados. Estamos hoje aqui para provarmos que tudo valeu a pena, sim.

Isto é fato. Uma turma que era para ter cinqüenta, que ficou com trinta e cinco dos quais sobreviveram vinte e oito. O Aníbal é que o diga. Isso não contando com os penetras que vez outra apareciam, há até quem os chamem de diplomas antecipados. Quem abriu os trabalhos foi a Gélsia que trouxe a Leticia, depois a Elizangela com o Vinicius, veio a Mariana conduzida pelo Bruno e a Clarissa trazida por mim. Agora a Gélsia de novo, até na formatura. O Curso já acabou, viu!

Só o café da Tia Nely para aquecer o frio desta saudade que sentimos relembrando tudo que vivemos neste tempo no qual estivemos juntos. Tempo este que ficará em nossa história.

E desta vez o Ricardo vai concordar comigo e o Willeme vai gritar bem alto para defender a idéia, isso se o Adjair não argumentar ou fizer analogias com a muralha da China. A Carol vai chegar no horário e a Ana Rickiman não vai precisar perguntar sobre a novela do vale a pena ver de novo.

Só a madame Sofia para colocar ordem na casa com o auxilio da turma do copo, que não foi o objeto de estudo da Giseli, mas que a partir dos encontros e reuniões executados por eles muitas fontes foram levantadas, ou esvaziadas. Vai saber. Até o Elder participou, apesar de ter tido uma briga de família com a Alcilene, tudo se esclareceu.

Esse negócio de família deu o que falar o Janilson também falou de família e de uma família bem grande. Não! Não foi a dele. O caso envolveu uma política guerreira. Mas, guerra quem declarou mesmo foi a Hassima e teve seu objetivo alcançado. Parabéns!

O Zequinha foi quem abriu o diário e disse tudo a Suelane colocou até no Rádio local só não foi para a TV porque a Rosa Chaves Chaves Chaves não deixou.

Mas, isso são coisas que eu não vou precisar contar pro Moisés ele viu no espelho do Balduíno. Só resta saber se o Nonato aprendeu alguma poção com os pajés que não nos permita esquecermos tudo o que vivemos.

Que toda dedicação de nossos professores, a paciência e o amor de nossos familiares, o incentivo dos amigos possam ser recompensados neste dia. Que Deus possa abençoar este momento e cobrir de ânimo e perseverança nossas vidas para que continuemos esta jornada sem desvanecer, pois só Ele sabe o quanto foi difícil chegar até aqui.

Nós dedicamos tempo para aquilo que consideramos importante, para aquilo que damos valor. Damos valor para algo, quando acreditamos que esse algo nos trará benefícios. No tempo da vida há tempo para tudo, para plantar e para colher, e sei que hoje estamos colhendo o fruto de todo o trabalho e persistência que tivemos para realizarmos um sonho. Sonho que não muda apenas a trajetória de nossas vidas, mas que amplia o olhar desta cidade em relação ao conhecimento e que contribui como parcela somatória para a mudança da realidade deste país através da educação.

Que Deus abençoe a todos nós.