PARA SARAMAGO/PARA OS CIENTISTAS

(De Saramago)

Deus é um sentimento humano, ou seja, criação dos homens e mulheres que habitam o planeta. Agora o uso que se faz desta “criação” é que é um absurdo. Com certeza, o mundo seria muito melhor sem estas imposições mentirosas com propósitos escusos.

(Dos cientistas)

Há uma intenção na criação do Universo?

Muitos cientistas acham que sim.

A mente humana talvez contenha mais mistérios que o próprio Universo.

..............................

Assim contado, respondo a Saramago, aos cientistas digo, respondo aos dois daquilo… que sei, e ao sentir pensei:

PARA SARAMAGO

Não há verdade melhor do que sentir. Basta olhar da janela da Terra, o palco do Universo e a serra… de estrelas a sorrir. Não basta o sentimento de homens e mulheres, há a evidência dos espaços qualqueres… olhares infinitos que se perdem em brilhos esquisitos, de sois iluminando planetas parecidos com estrelas, as bolas de massa espalhadas como argolas nos sistemas, a perfeição dos mundos com o toque de luz que é isto tudo… e não um senão apenas.

PARA OS CIENTISTAS

Se Deus é dos humanos a criação, não é um sentimento é uma invenção de um nome com a razão do momento.

Nós os Senhores da Terra e dos astros os criadores, os Todos Poderosos do pensamento que tudo inventa, com essa massa que é o prodígio da mente, onde nada é o imenso que o intelecto alcança, só possível à raça humana; e o impossível nada é… ou não é razão suficiente o mistério de biliões de razões que é o mar negro do espaço, a morte e a vida, misturada com a imortalidade divina.

Ser cientista não é saber achar, é saber que as estrelas também se podem amar… melhor seria terem a certeza de tudo… mas que finito, aborrecido, seria o mundo.

Taliesin
Enviado por Taliesin em 23/07/2011
Reeditado em 04/08/2011
Código do texto: T3113034
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.