BENÇÃOS ESPIRITUAIS
INTRODUÇÃO
Saudação e louvor a Deus:
Graça e paz! Louvado e engrandecido seja o nosso Deus, cujas misericórdias são a causa de não sermos consumidos. A ele toda honra e todo louvor!
Leitura do texto bíblico:
Para embasar a mensagem de hoje, leiamos Efésios 1.3: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,
Invocação a Deus:
Oremos ao Senhor:
Pai amado e bendito, é com alegria e com grandes expectativas que invocamos o teu nome nesta hora. Tu és o único Deus. A ti pertencem todas as coisas.
A tua palavra diz que tu nos abençoaste com toda sorte de bênção espiritual. Logo, Senhor, acreditamos, pois é a tua palavra que o diz.
Entretanto, ó Deus, reconhecemos que não temos usufruído da plenitude das bênçãos espirituais. E humildemente te pedimos: dá-nos conhecimento e, assim, capacita-nos para vivenciarmos as tuas bênçãos. Mostra-nos o que precisamos para vivenciar as tuas bênçãos e supre as nossas necessidades.
Capacita-me para pregar e usa-me segundo a tua vontade.
Que esta mensagem, Senhor, esteja em sintonia com os teus desígnios para com a tua igreja nesta noite!
Amém!
DESENVOLVIMENTO
O versículo que acabamos de ler (Efésios 1.3) foi escrito pelo apóstolo Paulo à igreja de Éfeso. Paulo que, como o próprio afirma, tornara-se apóstolo de Cristo por vontade do Senhor.
Neste versículo, nós o vemos fazer uma observação extraordinária a respeito do povo de Deus. Ele não afirma que recebemos “algumas” bênçãos espirituais. Mas sim “toda sorte”. Logo, nada nos falta.
Entretanto, atentemo-nos para o que está escrito na segunda parte do versículo. Ela nos diz que precisamos estar nas “regiões celestiais” e “em Cristo”.
Penso que “regiões celestiais” e “em Cristo” possuem, no texto, o mesmo valor semântico. Ou seja, não é possível estar nas “regiões celestiais” e não estar em Cristo; ou estar em Cristo e não estar nas regiões celestiais.
A Primeira Pergunta:
A pergunta que surge, neste momento da nossa reflexão, é a seguinte: ESTAMOS TODOS, OS QUAIS CONFESSAMOS A CRISTO, NAS REGIÕES CELESTIAIS?
Vamos examinar o que está escrito nos versículos 13 e 14 de Colossenses 1, para respondermos a pergunta formulada acima: 13. Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, 14. no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.
Como podemos observar, antes do milagre da salvação, estávamos no “império das trevas”. Mas ele, ou seja, Cristo, nos resgatou de lá e nos transportou para o “reino do filho de seu amor”. Portanto, não estamos mais sob o domínio de Satanás. Agora, é Cristo que reina sobre nós. Uma vez neste reino, diz o versículo 14, “temos a redenção, a remissão dos pecados”. (“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;”, não é isto que diz Romanos 5.1?)
Portanto, se você confessou a Cristo, recebendo-o como Senhor e Salvador de sua vida, você tem a redenção e a remissão (tanto redimir quanto remir significa, resumidamente, tirar do cativeiro, do poder alheio) do pecado. E em que lugar você tem tão grande bênção? No “reino do filho do seu amor”, que é sinônimo do termo “regiões celestiais”.
Veja o que está escrito em Efésios 2.6: 6. e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;
Portanto, nós realmente estamos nos lugares celestiais. Logo, temos a nossa disposição toda sorte de bênção espiritual.
Nova Formulação da Pergunta (ilustração):
Mas a pergunta não se cala. Ao contrário, ganha uma outra formulação: por que, então, nem sempre é possível vislumbrar os vestígios das bênçãos espirituais na vida de alguns cristãos?
Para responder a esta pergunta, analisemos a seguinte ilustração:
Conta-se que um homem humilde, nascido na cidade de Minas Gerais, sonhava em embarcar num transatlântico para fazer um cruzeiro marítimo. Por isso, trabalhava sem cessar.
Após alguns anos de muito trabalho, conseguiu comprar a passagem para a tão desejada viagem.
Preocupado por não haver sobrado nenhum real para se alimentar a bordo daquele navio, e sendo mineiro..., encheu uma sacola com queijo e muitos pães de queijo.
Durante a viagem, na hora em que sentia fome, entrava no seu quarto e comia queijo e pão de queijo com água. Com isso, mais ou menos no terceiro dia, já não aguentava mais aquela alimentação. Passava perto dos restaurantes, sentia aquele cheiro maravilhoso de comida... mas ia comer o pão de queijo, que a esta altura já estava duro.
Fraco, anêmico e sem um centavo para comprar algo, não via a hora daquele cruzeiro de sete dias acabar.
Finalmente chegou o fim da viagem e ele pensou consigo: “assim que o navio atracar, vou pedir esmola na cidade, pois estou muito fraco e faminto”.
Ao sair do navio, ele encontrou um amigo e começou a lhe dizer que há sete dias não comia nada, pois não tinha dinheiro para se alimentar naquele cruzeiro. O amigo, então, coça a cabeça e, escolhendo as palavras para não constrangê-lo, lhe explica que quando foi comprada a passagem esta lhe dava o direito de usufruir de tudo que havia no navio, INCLUSIVE da alimentação.
Assim também é a vida do cristão. As bênçãos já nos foram doadas. Mas é só através do conhecimento que nos tornamos aptos para usufruí-las.
O que Jesus disse aos judeus, quando questionado por eles? João 8.32: "e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."
Portanto, o conhecimento da Palavra de Deus é o primeiro e decisivo passo para usufruirmos das bênçãos do Senhor.
E Pedro acrescenta: "antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. [...]" (2 Pe 3.18)
E eu pergunto a vocês: você tem crescido no conhecimento do nosso Deus? Tem estudado a Palavra da Verdade? E a sua comunhão com ele, como anda? Quanto mais você o conhecer e a sua vontade e tiver comunhão íntima com ele, mais você estará apto para usufruir das bênçãos espirituais que tem por direito. Em contrapartida, quanto menos conhecimento você tiver das coisas citadas acima e menos intensa for a sua comunhão com o Senhor, menor será a possibilidade de você usufruir das bênçãos espirituais.
Quantas vezes nós ouvimos algumas pessoas dizerem: “o fulano não conhece os seus direitos, os direitos que a Constituição lhe confere”! Também ouvimos: “O boi não conhece a força que tem”. Portanto, se até as questões referentes à nossa cidadania e ao comportamento dos animais estão relacionadas ao conhecimento, quanto mais as questões espirituais?
Eliseu e seu Servo:
Ainda insistindo nesta argumentação, vamos refletir sobre um acontecimento extraordinário envolvendo Eliseu e o seu servo (capítulo 6 de 2 Reis). Conta-nos a Palavra do Senhor que, na época de Eliseu, o rei da Assíria fez guerra contra Israel. E, juntamente com seus oficiais, resolveu acampar em um lugar determinado, tramando emboscada contra Israel. Mas Eliseu, sendo profeta de Deus e, por isso, capaz de ouvi-lo, comunicou tudo detalhadamente ao rei de Israel.
Sendo os planos do rei da Assíria descobertos várias vezes por Eliseu e comunicados ao rei de Israel, indignou-se o rei assírio e perguntou aos seus servos qual deles o estava traindo. Então, um de seus servos lhe respondeu (2 Reis 6.12): "(...) Ninguém, ó rei, meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que falas na tua câmara de dormir."
O rei assírio, descobrindo onde o Profeta estava, enviou um exército para prendê-lo. Confira este evento nos versículos 14, 15 e 16, do capítulo 6: "15. Tendo-se levantado muito cedo o moço do homem de Deus e saído, eis que tropas, cavalos e carros haviam cercado a cidade; então, o seu moço lhe disse: Ai! Meu senhor! Que faremos? 16. Ele respondeu: Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. 17. Orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O SENHOR abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu."
E eu lhe pergunto com toda sinceridade: o que você tem visto quando olha ao seu redor? Tem visto um grande exército de inimigos? Ou um exército infinitamente maior de anjos de Deus prontos para defendê-lo?
Faço esta pergunta a você e a mim também, porque estamos vivendo no mundo, como Jesus disse (João 17.15): "Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal."
Quantas situações adversas se levantam contra nós! Alguns enfrentam enfermidades; outros, acusações do inimigo, depressões...
Quantos foram ao médico esperando um diagnóstico positivo da medicina, e o que ouviram foram expressões como: “não tem cura”, “você tem um ano de vida”!
Quantos ouviram na infância, às vezes até de um familiar, expressões como “você nunca será nada na vida” e cresceram com este pensamento enraizado no subconsciente... E quando a vida lhe sorri, respondem cabisbaixos: “eu não mereço isto”, “eu nasci para sofrer”. Pessoas que assimilaram o fracasso de tal forma que não conseguem admitir que podem ser vencedoras.
O salmista, no salmo 107, retrata um quadro parecido com este, entretanto, marcado pelo compasso inconfundível e confortante da adoração. Refiro-me ao versículo 1, que se repete ao longo do salmo com algumas pequenas modificações. Leiamos apenas os versículos de 1 a 16 e de 41 a 43:
1. Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom, e a sua misericórdia dura para sempre. 2. Digam-no os remidos do SENHOR, os que ele resgatou da mão do inimigo 3. e congregou de entre as terras, do Oriente e do Ocidente, do Norte e do mar. 4. Andaram errantes pelo deserto, por ermos caminhos, sem achar cidade em que habitassem. 5. Famintos e sedentos, desfalecia neles a alma. 6. Então, na sua angústia, clamaram ao SENHOR, e ele os livrou das suas tribulações. 7. Conduziu-os pelo caminho direito, para que fossem à cidade em que habitassem. 8. Rendam graças ao SENHOR por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens! 9. Pois dessedentou a alma sequiosa e fartou de bens a alma faminta. 10. Os que se assentaram nas trevas e nas sombras da morte, presos em aflição e em ferros, 11. por se terem rebelado contra a palavra de Deus e haverem desprezado o conselho do Altíssimo, 12. de modo que lhes abateu com trabalhos o coração -- caíram, e não houve quem os socorresse. 13. Então, na sua angústia, clamaram ao SENHOR, e ele os livrou das suas tribulações. 14. Tirou-os das trevas e das sombras da morte e lhes despedaçou as cadeias. 15. Rendam graças ao SENHOR por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens! 16. Pois arrombou as portas de bronze e quebrou as trancas de ferro.
41. Mas levanta da opressão o necessitado, para um alto retiro, e lhe prospera famílias como rebanhos. 42. Os retos vêem isso e se alegram, mas o ímpio por toda parte fecha a boca. 43. Quem é sábio atente para essas coisas e considere as misericórdias do SENHOR.
Leiamos também o salmo 103 do versículo 5 ao 9:
5. Quem há semelhante ao SENHOR, nosso Deus, cujo trono está nas alturas, 6. que se inclina para ver o que se passa no céu e sobre a terra? 7. Ele ergue do pó o desvalido e do monturo, o necessitado, 8. para o assentar ao lado dos príncipes, sim, com os príncipes do seu povo. 9. Faz que a mulher estéril viva em família e seja alegre mãe de filhos. Aleluia!
CONCLUSÃO
Termino esta mensagem dizendo que nós temos direitos extraordinários em Cristo. E que hoje é dia de decisão! Ou você decide conhecer os seus direitos espirituais em Cristo e, consequentemente, viver poderosamente nesta Terra, ou decide pôr as outras coisas em primeiro plano, sem usufruir do mover sobrenatural de Deus. Espero que você faça a primeira opção.