O CAMINHO DOS RETOS

Cumprimento a todos com a graça e a paz do nosso Senhor Jesus Cristo. É sempre agradável ao nosso ser a responsabilidade de trazer uma reflexão sobre o Evangelho. A minha expectativa é a de que a mensagem que elaborei seja edificante, de forma a promover progresso na sua vida espiritual.

Dito estas coisas, convido-os a lerem o que se encontra escrito no versículo 17 de Provérbio 16: “O caminho dos retos é desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma.”

Ao lermos este versículo, o primeiro questionamento que surge em nossa mente é o seguinte: a quem esta palavra se refere? Salomão diz “o caminho dos retos”... não diz o caminho dos ímpios. Está claro, então, que esta palavra se refere àquele grupo que é constituído pelos “retos”.

Mas, o que significa “ser reto”?

Segundo o Novo Aurélio, ‘reto’ significa honesto, direito, integro. Logo, esta palavra refere-se a um tipo de proceder que é considerado correto.

Provavelmente, ao ouvir esta afirmação, você já está se perguntando: “Mas... quem poderá se enquadrar neste grupo, já que Isaias disse que ‘todas as nossas justiças são com trapo de imundícia’?” Realmente, Isaias escreve isto. Ele afirma: “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades, como um vento, nos arrebatam.” (Is 64. 6)

Não esqueçamos, entretanto, que o mesmo profeta que disse estas palavras afirmou em Isaías 1.18: “Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã. (... “se tornarão como a branca lã”, em outra tradução)”

Observe que, ao usar a expressão “diz o SENHOR”, o profeta atribui esta fala ao próprio Deus, que, no versículo em questão, teria usado figuras para retratar o mais intenso estado pecaminoso do homem e a sua purificação total em Cristo. Tanto a palavra ‘carmesim’ quanto a palavra ‘escarlata’ estão associadas a um tipo de vermelho muito forte. A neve e a lã também estão associadas a cores, no caso a cor branca, e um branco muito intenso. Em outras palavras, Deus está dizendo: não importa a intensidade do pecado em uma pessoa, Jesus é capaz de libertá-la e torná-la justa (sem culpa) diante de Deus.

E como Deus fez isto? Através da morte e ressurreição de Cristo, e do sangue que ele derramou em nosso favor. E finalmente, como disse o Apóstolo Paulo (Efésios 1.13) “em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa;”

Portanto, havendo nós recebido a Cristo como Salvador, estamos justos diante de Deus, sem culpa, ou seja, na condição de “retos”. Em Romanos 5.1, encontramos a seguinte palavra: Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.

Veja que maravilhosa esta palavra!

Você tem paz com Deus!

Quando as tribulações vierem, lembre-se: “você tem paz com!”

Quando o inimigo soprar palavras negativas contra você, lembre-se: “você tem paz com Deus!”, e confesse isto.

Quando acordar ao amanhecer, olhe no espelho, dê um sorriso para si mesmo e declare: “eu tenho paz com Deus!”

Quando chegar cansado do trabalho, ao invés de “amarrar a cara” (Conhece aquela expressão: fulano está com “a cara amarrada”?!), lembre-se (e se possível declare): “eu tenho paz com Deus!”

E se sentir vontade de gritar..., por que não, “eu tenho paz com Deus!?”

Agora, se você realmente entendeu esta mensagem, vire-se para o irmão que está ao seu lado e diga-lhe: “você tem paz com Deus!”

Louvado seja o SENHOR!

Salomão, então, sabendo disto, sabendo da redenção, ele já tinha lido Gêneses e lá está escrito “Deus proverá”, chama-nos a parte e diz:

-- Justos, retos, “desvie-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma.” Quer preservar a sua alma? Guarde o seu caminho.

E para finalizar, Salmo 1:

1. Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

2. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

3. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.

4. Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa.

5. Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos.

6. Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.