Minha defesa à Sócrates
No querer em acusar Sócrates, refutem antes o porquê ele deve morrer, já que não conseguem responder simples questões que este homem lhes fez. Deveras, a incógnita que esqueceram os deixam cegos. Em bem dizer, não enxergam a própria ponta de seus narizes. E ficam assim, parados no tempo, vendo que gotas que caem do céu é só um simples favor dos deuses. Pisquem. O ócio dos orgulhosos não permite que sejam críticos e por fim tombam suas faces pela terra poeirenta de anos esquecidos.
Mas o ceticismo que se instalou em vocês, os faz crer que não se pode modificar algo tradicional, ou mesmo clássico nas suas concepções. Se escondem dentro de seus cascos e regozijam até que tudo se torne mar. Mas se ficam de barriga para cima até o fim da tarde, põe a culpa em algum ser que passou e não os ajudou a se virarem. O simples fato de não conseguir responder uma pergunta os ridiculariza, vendo que são, por assim dizer, simples humanos. Erram, sentem medo, erram de novo.
E no desferir o golpe de misericórdia, percebe-se que estão acovardados. Dizem que Sócrates desencaminha trilhas, mas como? se o detentor do que é certo e errado são suas consciências. Se um homem não tem direito de se expressar, por que outros, que também são homens, devem ter o direito de julgar?