Discurso de Formatura

“MOMENTOS... de decisões, momentos de escolhas, momentos de solidão, momentos a dois, momentos de partidas, momentos que em frações de segundos, decidimos nossos caminhos... momentos que farão de frações... eternos dividendos... momentos que nos tornarão heróis ou covardes, que nos farão odiar ou amar..."

Fênix Faustini

Alegre, intenso, inesquecível. Estes foram os momentos além de muitos outros que tivemos juntos. Juntos, uma palavra forte, pois expressa todo o trabalho de vontade e dedicação entre todos nós. Dedicação e momentos vividos aqui, neste chão. Momentos em que estávamos descobrindo o planeta ao nosso redor: estudando, brincando , rindo, aprendendo. Juntos: alunos, professores, funcionários, tudo é inesquecível. Momentos cujos estarão sempre como uma marca forte e preciosa em nossos corações, que cultivaremos com carinho.

Aprendemos também, a ter atitude, responsabilidades, conviver, do qual retiramos muitas lições e que precisamos usar com carinho e vontade.

Responsabilidade que por mim é sinal de liberdade. Liberdade para escolhermos nossos futuros e escolhas. Liberdade de criar caminhos possíveis e impossíveis. Escolher caminhos e destinos. O tão sonhado futuro. Foi para isso que todo o esforço de professores e funcionários lutaram para se tornar um sonho real em nossas vidas. O que somos aqui hoje é fruto dos passos dados pela nossa tão querida escola Nely Carbonieri de Andrade. Por isso não devemos ter medo do que virá.

Teremos sim em nossas vidas tempos dolorosos, como muitas vezes que tivemos aqui com várias tentativas de baixar o grandioso nível de ensino desta entidade, que com o lutar de nossos professores, não foi possível. Mas não só por eles, mas também por nossa perseverança em querer estudar. Nosso aprendizado aqui foi uma experiência inesquecível em nossas vidas, de forma que vamos carregar este por vários anos de nossas vidas.

Nossas vidas são feitas de oportunidades. Desde o princípio, com nossos pais que nos deram o dom da vida, o seu amor, os seus ensinamentos.

A extensão de tudo isso está na escola, nesta escola.A qui encontramos alegria, ânimo e até mesmo momentos irritantes, como no momento em que o professor Gilberto passava o giz na lousa e fazia um barulho arrepiante, mas depois isso era risadas.Isso nos descontraía. Ou nas brincadeiras da Chica na aula de sexualidade, as historias emocionantes da Adriana Carriel, os comentários do Professor Carlos Siqueira, que despertavam muitas risadas. Na da Sônia que mostrava palavras em inglês que ninguém entendia que eram às vezes até engraçadas, todos faziam seu trabalho. E que belo trabalho. Sem esquecer os alunos, como o Edson que com qualquer coisa já tirava sarro. Engraçado. Ou como o Rafael que junto com sua aritmética da risada, mostrava alegria para todos. A Poliana, a menina estudiosa da sala, que com sua simpatia e carinho, agradava a todos.

A Sueli, a Helena e o seu Wagner, que não se cansavam de ver alguns rostinhos bagunceiros e a tão falada “Suely da biblioteca”, que com nos ensinava a arte da leitura. São estes todos os acontecimentos de convivência que se pode resumir em uma palavra. Momentos.

Para finalizar, gostaria de enfatizar que este momento não é de tristezas porque estamos indo embora e se separando, mas sim um momento de felicidade por saber que em frente temos um longo caminho a seguir, um caminho que devemos olhar para frente e saber que a vida é feita de atitudes e sentimentos que temos dentro de nós.

Tudo muda, o planeta muda, mudam a nós. Hoje não somos mais criança de outrora, amanha já seremos adultos, conservando dentro de nós as experiências vivdas. Envelhecemos no corpo, nossa alma é imortal, as idéias, o amor, os melhores sentimentos que brotarem em nós, nos tornaram sempre jovens.

Essa é a nossa hora, hora essa de mostrar todo o ensinamento que recebemos de todos ao nosso redor. Chegou à vez de mostrar o nosso rosto, e podermos falar que tudo que sabemos até agora foi construído em nós por esta escola. Chegou a hora de espalharmos que fomos alunos da escola estadual Professora Nely Carbonieri de Andrade. Em melhores palavras, como torcida de futebol: uma vez Nely, Sempre Nely.

Nossa formatura é um momento de orgulho em nossas vidas e na vida de nossos pais. Um acontecimento feliz e inesquecível, de profundo contentamento e grandes esperanças para o futuro

Como dia a música “Momentos” de Fernanda Lara.

Vocês deixarão saudades, por momentos da nossa amizade.

Vocês seguirão seu rumo, mas algo profundo não vai se acabar.

O amor que uniu a nossa vida, o amor que nos tornou irmãos.

Agora somos mais que amigos, vocês vão comigo no meu coração!

Se um dia precisarem de mim, de onde eu estiver eu vou.

Eu sempre estarei lembrando deste bom momento, que você deixou.

Obrigada, pais, mestres, funcionários, alunos, amigos.

Não diremos adeus, e sim um “até qualquer dia”!

Obrigado!

Adriano Silvestre
Enviado por Adriano Silvestre em 01/06/2010
Reeditado em 02/11/2014
Código do texto: T2293182
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.