O CARÁTER ATIVO DA FÉ

Graças e paz a todos!

Gostaria de convidá-lo a uma rápida reflexão sobre a fé.

Leia comigo o que Paulo disse a respeito desse fenômeno: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem” (Hebreus 1.1). Portanto, a fé está associada aos substantivos “certeza” e “convicção”. Logo, quem tem fé está certo, ou seja, convicto de algo.

O tema fé, por ser bastante fecundo, pode ser abordado de diversas formas. É, sem dúvida, um tema demasiadamente rico. Não tenho, portanto, a intenção de esgotá-lo nesta rápida reflexão.

Atualmente, tenho sentido o desejo de discorrer sobre o tema “As diversas faces da fé”.

Eu entendo que a fé possui diversas faces, ou seja, diferentes maneiras de agir e de ser usada. Penso-a não como um conceito estático, inativo, que não pode ser manipulado, mas sim como um instrumento de ação com diversas utilidades.

Paulo, quando definiu a fé, poderia ter ficado apenas no versículo 1 de Hebreus 11. Se ele, todavia, fizesse isto, não ficaria evidente o caráter ativo da fé. A fé, portanto, não é passiva, ela é ativa, você age através da fé.

Paulo, então, desenvolve todo o capítulo 11, relatando as situações em que a fé demonstrou o seu caráter ativo. Ela foi ativa na vida de Abraão, Abel, Enoque e outros servos do Senhor.

Para não lermos todo o capítulo 11, leiamos, agora, apenas os versículos 32 ao 37

“32. E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas, 33. os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, [Quantas vezes, meus irmãos, “leões” se levantam contra nós: pessoas mal-intencionadas proferindo mentiras, acusações! Você, pela fé, tem o poder de fechar essas “bocas”.] 34. extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força [Ou seja, quando você sentir que está fraco, na verdade haverá um poder extraordinário dentro de você.], fizeram-se poderosos em guerra [Você não precisa de canhões ou metralhadoras, quando estiver em guerra. A fé o fará imbatível.], puseram em fuga exércitos de estrangeiros. 35. Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição; 36. outros, por sua vez, passaram pela prova de escárnios e açoites, sim, até de algemas e prisões. 37. Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos a fio de espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados”

A fé o faz suportar as aflições do mundo de cabeça erguida, pois permite que os seus olhos vejam além das coisas aparentes. Você vê a grande vitória chegando, o poder de Deus agindo em seu favor.

O apóstolo Paulo teve o cuidado de comparar a realidade dos “heróis da fé” com a nossa realidade. Veja o que ele disse nos versículos 39 e 40:

“39. Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa, 40. por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.”

Eles creram, mas não puderam contemplar a concretização da promessa, o milagre da morte e ressurreição de Cristo. Mas hoje, isto é uma realidade e, por isto, nós temos uma chamada a termos uma fé superior à deles.

Finalizando, eu quero propor estes questionamentos: você tem usado a sua fé para enfrentar os desafios da vida? Como você a tem usado? Que o Senhor lhe dê revelação e o faça agir poderosamente, não apenas no mundo físico, mas principalmente no mundo espiritual! Fique com Deus!