Discurso em evento cultural de Mimoso de Goiás

É com imenso prazer, que vim de Goiânia para participar da I Conferência de Cultura da cidade de Mimoso de Goiás. O motivo do convite, eu ser poeta e escritor, e ter nascido neste município, que outrora era distrito de Niquelândia. Nasci no dia 13 de agosto de 1960, às 03 horas de sábado, na fazenda Toicinho, hoje denominada fazenda Bom Jesus, pois antigamente as mulheres davam à luz em casa mesmo; havia parteiras.

Sou filho de Odom Rodrigues Pimentel e Maria Conceição Rodrigues, ambos falecidos, eram naturais de Mimoso de Goiás. Os meus pais não tiveram a oportunidade de estudar; viveram eu uma época que o estudo não tinha valor. O meu pai era semi-analfabeto, e a minha mãe era analfabeta. O meu pai era filho de Justiniano Furtado Mendonça e Donatila Rodrigues Pimentel. Minha mãe era filha de Febrone Jose Martins e Santina Lucas de Almeida.

O meu avô Justiniano veio de São João da Aliança, Goiás; teve 04 mulheres e 11 filhos. A minha avó Donatila veio de São Domingos, Goiás, e teve 08 filhos com meu avô Justiniano. O meu avô Febrone Jose Martins era natural de Mimoso de Goiás, teve 08 filhos com minha avó Santina Lucas de Almeida, que também era natural de Mimoso de Goiás. Herdamos o sobrenome de minha avó Donatila, por ela não ser casada com meu avô.

Orgulho-me de ser um representante cultural dessas 04 famílias, ou seja, Furtado Mendonça, Rodrigues Pimentel, José Martins e Lucas de Almeida. Tenho muitos parentes aqui em Mimoso e em cidades próximas, parentes que eu não conheço, mas que gostaria de conhecer. Tenho parentes morando em outros estados, e em países como Estados Unidos e Espanha. E na política, aqui em Mimoso, temos o vereador Antônio Jose Martins, com muita honra. Enfim, somos muita gente.

Quando eu era criança, com 02 anos de idade, os meus pais se mudaram para o município de Pirenópolis para cuidar de uma fazenda; depois se mudaram para Anápolis, Goiânia, Brasília, e retornaram a Goiânia. Somos 05 irmãos, e 03 meios-irmãos, filhos de meu pai. O meu pai aprendeu o ofício de pedreiro e a minha mãe aprendeu a profissão de costureira. Com 11 anos comecei a trabalhar como engraxate de sapatos para ajudar na despesa de casa. Com 16 anos abandonei os estudos para seguir meu pai nas construções, como servente e depois como pedreiro. Mas o gosto na época por gibis, revistas e livros de bolso de histórias policiais, me dera uma base de literatura. E em 1978 comecei a rascunhar os primeiros poemas.

Em 1980 deixei a construção civil para ingressar na Polícia Militar do Estado de Goiás, onde exercera as funções de soldado e cabo. Em 1983 concluí a 8ª série do 1º grau, e em 1984 concluí o 2º grau através de ensino supletivo. Em 1986 me transferi através de concurso para a Polícia Civil do Estado de Goiás, onde exerci a função de Agente de Polícia. Em 1991 concluí o curso de Direito pela Fundação de Ensino Superior de Rio Verde – FESURV. E em setembro de 2008 me aposentei por tempo de serviço, isto é, aos 30 anos.

Em 1990 publiquei meu primeiro texto em um jornal de Goiânia, seção dos leitores; e até 2003 colaborei ainda com outros jornais. No momento tenho dois blogs no UOL e uma página no Recanto das Letras do UOL onde publico meus poemas, crônicas, artigos e frases.

Tenho 12 livros publicados, sendo 06 de poesias amorosas, 04 de poesias sacras e 02 de frases filosóficas. A minha poesia é um pouco subjetiva, filosófica e sentimentalista, e ainda procuro usar uma linguagem rápida e de fácil entendimento, isto é, contemporânea. O penúltimo livro que publiquei foi em homenagem a cidade de Mimoso de Goiás e com o mesmo homônimo, e onde fiz uma poesia também em homenagem a cidade de Mimoso.

E, finalizando, parabenizo os organizadores deste evento cultural, a prefeita Mirian, a secretária da Educação e Cultura, professora Kátia, as professoras Jandira e Ana das Dores, e outros. Pois é uma semente que está sendo plantada, de onde nascerão novos poetas, escritores, artistas plásticos e intelectuais em geral. São os artistas da literatura, das artes plásticas e da música que enriquecem a nossa língua e contam a nossa história. Um povo culto é um povo feliz; pois é da ficção e da imaginação que vem o nosso entretenimento. Desejo a todos muita leitura; pois a leitura nos traz conhecimentos e abre o nosso entendimento. E agradeço a todos pelo convite, e até mais se Deus quiser.

Este evento cultural foi coordenado pelo facilitador Luís Sergio pertencente ao Ministério da Cultura, e teve participação de 57 pessoas da comunidade, que apresentaram propostas de incentivo à cultura do município. O evento teve início às 08 horas com o canto do hino nacional e durou até o entardecer, com palestras e atividades culturais, e tive a honra de uma criança declamar um poema de minha autoria intitulado Por Mimoso de Goiás. Dos 05 grupos temáticos (com temas relacionados à Cultura) foram escolhidos 03 delegados que irão representar o município em uma Conferência Estadual a ser realizada nos dias 23, 24 e 25 de novembro do corrente ano em Goiânia, e de onde sairão outros representantes para outra Conferência em Brasília. Está sendo realizado a II Conferência Nacional de Cultura. Enfim, um excelente trabalho prestado pelo Ministério da Cultura. Parabéns.

Goiânia, Goiás, 20-10-2009

Alonso Rodrigues Pimentel

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 21/10/2009
Reeditado em 23/10/2009
Código do texto: T1878598
Classificação de conteúdo: seguro