DICA DO DIA: Insegurança Cibernética: Navegando seguro no mundo online
No mundo atual, cada vez mais aspectos de nossas vidas se conectam ao universo online. Desde realizar transações bancárias até manter contato com amigos e familiares, a internet se tornou uma ferramenta essencial para o dia a dia. No entanto, essa crescente dependência do mundo digital também traz consigo um aumento nos riscos de insegurança cibernética.
O que é Segurança Cibernética?
A segurança cibernética se refere à proteção de sistemas, redes e dados contra ataques digitais. Esses ataques podem ter diversos objetivos, como roubar informações confidenciais, causar danos a sistemas computacionais ou até mesmo interromper serviços essenciais.
Tipos de Ameaças Cibernéticas
Existem diversos tipos de ameaças cibernéticas, cada uma com suas características e métodos de ataque. Entre as mais comuns, podemos destacar:
➥ Malware: Programas maliciosos que podem infectar dispositivos e roubar informações, como senhas e dados bancários. Exemplos de malware incluem vírus, worms, cavalos de Troia e ransomware.
➥ Phishing: Técnica de engenharia social que visa enganar usuários para que revelem informações confidenciais, como senhas ou dados de cartão de crédito. O phishing geralmente é feito através de emails ou sites falsos que imitam páginas legítimas.
➥ Ataques de negação de serviço (DDoS): Inundam um sistema ou rede com tráfego falso, tornando-o indisponível para usuários legítimos.
➥ Ataques de ransomware: Criptografam os dados da vítima e exigem o pagamento de um resgate para liberá-los.
Como se Proteger no Universo Online
Embora a internet seja um ambiente repleto de riscos, existem diversas medidas que você pode tomar para se proteger contra ameaças cibernéticas. Algumas das principais dicas incluem:
➥ Criar senhas fortes e exclusivas para cada conta online.
➥ Evitar clicar em links ou abrir anexos em emails suspeitos.
➥ Manter o software antivírus e o sistema operacional atualizados.
➥ Ter cuidado ao fazer compras online e fornecer informações pessoais.
➥ Utilizar uma rede Wi-Fi segura ao se conectar à internet em locais públicos.
➥ Fazer backups regulares de seus dados importantes.
Conclusão
A segurança cibernética é um tema cada vez mais importante no mundo digital. Ao tomar as medidas de precaução adequadas, você pode se proteger contra as diversas ameaças que existem online e navegar na internet com mais segurança.
Lembre-se:
➥ A segurança cibernética é uma responsabilidade compartilhada. Todos os usuários da internet devem tomar medidas para se proteger.
➥ É importante se manter atualizado sobre as últimas ameaças cibernéticas e as melhores práticas de segurança.
➥ Em caso de dúvida, consulte um especialista em segurança da informação.
Assista ao vídeo no link abaixo para mais informações:
Insegurança Cibernética e como se proteger no universo online: (FEBRABAN)
https://youtu.be/yNSXNLST3Kw
O episódio do Febraban News, traz especialistas do Laboratório de Segurança Cibernética da Febraban, primeiro setor do ramo criado para prevenir ataques no sistema financeiro nacional. Eles respondem às principais dúvidas de quem deseja navegar com segurança.
Mona Dorf, diretora adjunta de Mídias Sociais da Febraban convida para uma conversa a 4, o coordenador do Laboratório, Valdir Assef, e os analistas de Segurança Cibernética, Bruna Mattara e Henrique Kodama.
Fonte Portal FEBRABAN:
https://portal.febraban.org.br/Noticias