O que é um ebook?
Todos nós, escritores e leitores, sabemos muito bem o que é um livro, não é? Mas, para a maioria das pessoas, a primeira ideia que vem à cabeça é de um amontoado de folhas de papel com capa e um texto impresso dentro, que fala sobre um tema específico.
Se você acompanha as novas tecnologias para a autopublicação de livros, sabe que essa definição está desatualizada. Afinal, ela exclui todos os livros que não são impressos…
Então, surge à pergunta: e os ebooks? Você sabe o que é um ebook de verdade?
Para começo de conversa, o ebook é um livro digital. E quando pensamos em livro, pensamos em um texto, que pode ser de ficção ou não-ficção, geralmente maior do que um artigo e que costuma ser dividido em capítulos e conectado por algum tema central.
Mas todo livro que não foi impresso ou escrito em papel já pode ser considerado um ebook? A resposta é não.
O ebook é um texto (que se encaixa nas definições de um livro) apresentado em um formato que pode ser lido em computadores, celulares, tablets e outros dispositivos digitais de maneira totalmente adaptável. Dessa forma, a leitura deve ser simples aos olhos, com o estilo e tamanho da fonte se adaptando ao dispositivo utilizado e às preferências do leitor.
Em outras palavras, enquanto o seu livro não for convertido para o formato adequado, ele não pode ser considerado um ebook!