Curso A Arte de Contar Histórias
Professor Alexandre Derlam - Cena Um - 24 e 25/02/2018
Dicas:
- Livro Grandes Diretores do Cinema.
- Filme Nove Rainhas.
- Filme Rito sumário (do próprio diretor): Identificou a cena urbana degradada de Porto Alegre (sem cartão postal, com imagens chocantes, opressivas). Incluiu um quadro com Jesus+Playboy para mostrar um personagem contraditório, esférico. Mostrou o banheiro, lugar de excremento. Mostrou o espelho, em um momento de reflexão. Em um momento de lembrança do Caixa, o espectador fica pensando: "Era o mesmo cara? É outro igual? Sempre com o mesmo caixa? Aí tem!" (Qual é o golpe não interessa. Interessa que É um golpe!).
- Manter o mistério, dar pistas, resolver só no fim.
- Filme O que é cinema.
- Filme Juno: o que a personagem está sentindo. Planos longos calma. Planos curtos tensão. Aproximando o foco do personagem: pensamento/tensão crescente.
- Filme Rocky um lutador: Apresentação do personagem mostrando a casa e mostrando coisas que o descrevem, sem falar muito, sem exposição. Coisas acontecem e a expressão da personagem muda. (coitado desse cara!). Atitude com o cachorro mostra índole e caráter do personagem.
- O final do Snape só JKRowling e AlanRickmam sabiam (para ele poder dar as nuances do personagem ao longo dos filmes).
- Filme Drive (livro banal e filme superior). Início do filme é tão bom, que poderia ser um curta! Bandido, porém profissional.
- Ler críticas nos dá mais discurso (contexto) de cinema, por exemplo, para "enfrentar" um pitch.
- Construir motivações internas para cada cena. Isso ajuda os atores.
- Filme A Testemunha: propaganda do Zaffari.
- Papel criativo-narrativo-ampliador da música do filme.