Você é Feliz?

Se você diz que hoje você está feliz, eu te digo que não sabe ainda o que é felicidade. Porque quem é feliz, sempre é feliz. O que não quer dizer, sem contradita, que uma pessoa feliz não possa ter momentos de tristeza.

A felicidade é um estado de quem já se encontrou na vida. De quem já consegue rir dos problemas, de quem já sabe que nem todo dia o sol vai brilhar, e por isto não vê pessimismo em ter algumas roupas de chuvas guardadas.

A felicidade independe de muletas. Aquele que acha que está feliz porque arrumou a pessoa perfeita, está apenas arrumando uma desculpa, uma boa desculpa, aliás, para se justificar consigo mesmo. Pelo simples fato de que não existem pessoas perfeitas. Só existem pessoas mais ou menos agradáveis, mais ou menos equilibradas. Enfim, só existe pessoas normais.

Aceitar que nosso maravilhoso planeta não é um paraíso e que não somos anjos é um grande passo para a felicidade. O outro é procurar não vincular a sua felicidade a bens materiais, pelo simples fato que a vida dá muitas voltas. Hoje temos, amanhã não temos. Faz parte do jogo. E é engraçado e até gostoso, porque nos faz dar valor às coisas.

Uma coisa que também ajuda, é o conhecimento, cuja percepção não é absoluta. Em verdade é só que temos. Beleza passa, riqueza passa, fama passa. Mas o conhecimento, as verdades universais, estas nos acompanham pela vida toda e sempre nos consolam. E quanto mais conhecimento, menos chances de ficarmos gagás na velhice. É o exercício mental. E somos, em essências, seres mentais.

Quem aceita a vida como ela é uma pessoa feliz. O que não quer dizer que se deva ser comodista. Lutar estar na nossa essência, pois somos necessariamente guerreiros. Desde a origem da vida nos oceanos, passamos por batalhas terríveis. e vencemos todas. Somos de fatos especiais.

Aceitar a vida como ela é significa apenas não se revoltar com aquilo que não se pode mudar. Mas alguém, aquele do contra pode perguntar, como saber o que podemos ou não mudar? O que devemos ou não aceitar? Tem um método que uso e funciona: vai tentando. O que não der certo, se você fez tudo que devia, não era para dar certo.

Mas se mesmo assim você quiser ser uma pessoa ansiosa, dependente, triste, tudo bem, você é livre. Mas lembre-se que o sol vai continuar a brilhar, quando tiver que brilhar, e quando não vai chover, ou vai ficar apenas nublado. Enfim, a vida continuará à sua revelia.