Chuvofobia

CHUVOFOBIA

A tragédia que se abateu sobre o Rio, em fevereiro daquele ano, certamente deixará suas marcas, por muito tempo, nas encostas dos morros, no comportamento das pessoas e nas seguradoras de automóveis.

Os traumas após uma catástrofe desse porte são inevitáveis, e o povo carioca certamente sofrerá de chuvofobia por um bom tempo. As crianças do morro da Formiga, por exemplo, que aniversariaram de fevereiro para cá, não quiseram nem saber de bola, boneca, espada de He-Man e coisas do gênero. O único brinquedo pedido foi uniforme completo de bombeiro. Minto, completo não, sem a mangueira de apagar incêndios; nada que faça lembrar água! No lugar das mangueiras, britadeiras de brinquedo, picaretas, pás, etc., para brincar de procurar vítimas de deslizamento.

Mas o que as crianças mais têm pedido mesmo é guarda-chuva, sombrinhas, capas de chuvas, botas de borracha e por aí a fora.

Mas como tudo passa, um dia a chuvofobia será coisa do passado. É apenas uma questão de ordem temporal. Calma, calma! Podem fechar os guarda-chuvas! Eu quis dizer que é apenas uma questão de tempo, de preferência de tempo bom, com muita praia, mulheres, cerveja, samba e futebol.

Para se ter uma idéia, ainda que acanhada, do que seja e de como atua a chuvofobia no comportamento humano, basta observar o modo como vem sendo informada a previsão meteorológica nos canais de TV, onde todo cuidado é pouco para não apavorar a população. Vejam o que eu ouvi outro dia no jornal:

- E atenção para a previsão do tempo para amanhã no Rio de Janeiro: bom, antes eu gostaria de lembrar que é só uma previsão, ou seja, nada garante que irá, de fato, acontecer. Há mesmo aqueles que acreditam que existe uma tendência, quase irresistível, de os fenômenos atmosféricos se comportarem de forma exatamente contrária àquela que foi prevista, notadamente no que tange aos fenômenos meteorológicos. Portanto, calma! Não se apavorem! Nada de pânico! Então, lá vai a previsão: Talvez chova! ... Calma, calma! Eu disse talvez, possivelmente, eu não diria nem mesmo provavelmente!

Uma coisinha eu ia me esquecendo de dizer: essa previsão foi feita pelo Centro Nacional de Meteorologia, mas eu, particularmente, pelas “olhadelas” que andei dando para o céu ainda há pouco, acho que não vai chover “coisíssima” nenhuma. No máximo, vai ficar nublado. E olha que eu costumo acertar, já o Centro Nacional de Meteorologia ...

Uma hora depois, em edição extraordinária, interrompendo a programação, eis que surge, novamente, o repórter:

- Retificando a previsão do tempo, não é bem CHUVA o que está previsto para amanhã. Se estivéssemos em São Paulo eu diria que seria uma espécie de ‘”garoa concentrada”, mas como estamos no Rio eu prefiro definir como uma ” serenada”, um sereno com um pouco mais de conteúdo, um pouco mais substancial. Resumindo, não há o que temer!

Já à noitinha, na última edição do jornal:

- As imagens que vocês estão vendo, com exclusividade, pelo “SbesTeira”, mostram a chuva, se é que se pode chamar isso de chuva, que talvez caia aqui no Rio amanhã, se bem que daqui a pouco já é amanhã, e até agora, graças a Deus, nada. Como podem ver, esses são os chuvisquinhos que caíram hoje no Espírito Santo, especialmente na capital, Vitória, e que, segundo os meteorologistas, deverá chegar aqui amanhã. Esta imagem, por exemplo, mostra um bairro da periferia de Vitória que fica inundado com qualquer chuvinha. Como podem ver, a situação é normal, apesar dos chuviscos. Este aí é o Morro do Macaco, onde rolou uma pedra em 1985. Como podem ver, nenhum deslizamento. Conclusão: uma chuva que não conseguiu causar danos nem mesmo em Vitória, pode vir para cá que será muito bem vinda! Uma boa noite a todos os telespectadores, especialmente aos do Morro da Formiga, Dona Marta, Abolição, Jardim Botânico, Praça da Bandeira, Santa Tereza, Baixada Fluminense e Petrópolis e até amanhã, quando estaremos de volta com a previsão de chuvas, digo, do tempo, para todo o Estado. Assistam, a seguir, ao filme “Dançando na ........ chhhhhhhhhh .....” um filme muito bom ........ com Fred Astaire! Preto e branco, mas muito bom! O nome do filme é, ....... bom ....” Dançando na Precipitação Pluviométrica”. Boa noite!

Antonio Rocha Neto