SERIA ELE O CIENTISTA DO ANO DOIS MIL
SERIA ELE O CIENTISTA DO ANO DOIS MIL
III capítulo
MOR
Manuel se dirigiu a um ponto de táxi do aeroporto do galeão e pediu ao taxista:
- Por gentileza pode fazer-me uma corrida até a Universidade federal da Ilha do Fundão.
- Sim posso.
- Quanto custará à corrida?
- Trinta reais.
- estou a te pagar em Euros tu recebes esta moeda?
- Sim recebo.
- Então vamos até lá.
Nesse breve diálogo o nosso Manuel tomou contato com o meio de transporte que iria sempre usar na maioria das vezes, no decorrer da viagem Manuel se apresenta e pede o nome do motorista:
- Estou a chegar de Portugal, pois venho estudar aqui no Rio de Janeiro e fazer mestrado e doutorado, e ao mesmo tempo fazer uma pesquisa com os mosquitos.
O motorista também se identifica dizendo seu nome:
- No entanto, me chamo Antônio sou neto de portugueses que vieram para o Brasil a mais de cem anos.
- De qual a região de Portugal que veio seus avós?
- Meus avós vieram de Trás os Montes ao norte de Portugal, não tens medo do mosquito da Dengue, que assola o Rio de Janeiro?
- Não! Vim para estudar o mesmo e ajudar a dar uma solução a esta caótica situação, que pode se espalhar pelo mundo, como aconteceu com a febre amarela no inicio do século passado.
Quando chegara a Ilha do Fundão Manuel ficou abismado com a Cidade Universitária que descortinava na sua frente e exclamou:
- Isto é muito lindo!
Em seguida pagou o taxista se despedindo do mesmo, que lhe falou:
- Deixo o meu cartão com meu telefone e se vieres a necessitar de alguma corrida é só telefonar.
- Está bem obrigado.
...
Manuel se dirige ao Departamento de mestrado e doutorado e se apresenta, bem como entrega a sua documentação para regularizar a sua matricula.
O atendente o recebe dando-lhe as boas vindas dizendo;
- Aqui estamos para atender com o maior zelo e carinho em tudo o que necessitar durante sua estada na nossa Universidade.
- E Manuel pergunta:
- Qual o local que vou ficar hospedado durante o curso?
- Temos um alojamento especial para Professores convidados ficarem durante o tempo de duração do curso.
Depôs de todos os tramites necessários Manuel foi levado para o local que ficaria hospedado. Seria a primeira noite depois de sua saída de Portugal que dormiria numa cama e com a cabeça voltada para o mosquito da Dengue. Tinha medo de ser picado pelo mesmo e pergunta ao seu acompanhante:
- Como faço para proteger-me desse mosquito da Dengue?
- A cama tem um mosquiteiro que os protege durante a noite.
- Mas com que arma ele matam os mosquitos pergunta.
- Espera que vá lhe explicar melhor levando até o quarto de seu apartamento e mostrar o tal mosquiteiro.
Chegando ao quarto ele viu aquele véu pendurado no teto cobrindo toda a cama e falou:
- Ainda bem que não é um homem a manter guarda no quarto.
Depois de arrumar todos os seus pertences no apartamento vem um orientador do curso e o leva até o restaurante Universitário para jantar, e com isso vai conhecendo os locais na cidade universitária.
Depois do jantar volta para seu apartamento e lê os jornais do dia vê televisão e fica por dentro do noticiário nacional e internacional, principalmente sobre a viagem do Presidente a Holanda e Republica Techa, Logo em seguida vai dormir.
Certamente seria aquela uma noite de sono tranqüilo depois de uma viagem sem dormir, seria isso mesmo?
De madrugada acorda se subitamente e assustado de um sonho horrível e passa a recordar:
- Uma noticia toma conta do Brasil, o Presidente foi picado pelo mosquito da Dengue em pleno vôo quando retornava ao Brasil, seria isso verdadeiro ou um mero sonho.
Volta a dormir, mas aquela inquietude não sai da sua memória e se isso for verdade e lá fica o pobre do Manuel a imaginar mil coisas naquela noite que deveria ser de um descanso depois de uma noite sem dormir.
Volta a dormir e retorna ao sonho dessa feita o Presidente chegando ao Brasil e o noticiário em pânico o avião desce no aeroporto Internacional do Galeão com todo um aparato para atender o Presidente e bem com saber como o mosquito da Dengue conseguiu viajar no avião Presidencial.
A Fio Cruz coloca em campo seus pesquisadores e entre eles estava o Manuel a procura de entender melhor aquela situação.
Manuel acorda sem entender nada e pensa:
- Será que foi mesmo um sonho.
São José/SC, 10 de abril de 2008.
www.mario.poetasadvogados.com.br
www.poetasadvogados.com.br