SERIA ELE O CIENTISTA
SERIA ELE O CIENTISTA DO ANO DOIS MIL
II capítulo
MOR
Depois que o avião da TAP Transportes Aéreos Portugueses, levantou vôo de Recife aço destino ao Rio de Janeiro a levar em seu bojo o jovem cientista português Manuel da Costa Temporão que vinha ao Brasil a fim de estudar e fazer Mestrado e Doutorado, para pesquisar o mosquito da Dengue. Vinha centrado na pesquisa e descoberta do grande cientista Osvaldo Cruz, um herói lá do inicio do século passado.
Em toda a viagem ele estava atento aos acontecimentos da cidade que tanto o impressionou pelas belas fotos que recebia de amigos brasileiros, mas naquele momento o que mais chamava a atenção era aquele estado caótico que se encontrava a bela cidade escolhida para estudar e conhecer melhor o Brasil, país descobertos pelos seus patrícios.
Depois de três horas de viagem o avião se aproxima da cidade do Rio de Janeiro e a aeromoça anuncia o momento da descida:
A comissária de bordo anuncia estamos nos aproximando e dentro de dez minutos estamos descendo no aeroporto Internacional do Galeão por favos apertem seus cintos, a todos desejamos uma boa estadia na cidade maravilhosa. Manuel que pela primeira vez vê as maravilhas da cidade que tanto sonhava conhecer, nesse momento seus olhos desfrutam o seu desejo pelo belo visual a sua frente. E pensa:
- Porque uma bela cidade como essa pode ser assolada por uma epidemia tenho que fazer algo em prol desse povo sofredor.
Nesse momento o avião da TAP desce no aeroporto e encontra no ponto de desembarque, Manuel toma sua bagagem de mão e vai para a área de desembarque internacional passa pelo setor de migração apresenta sua documentação recebe o visto de estudante e vai até o local de receber as suas bagagens, em seguida toma um táxi e se dirige a Ilha do Fundão o maior centro acadêmico de estudo e pesquisa englobando outros como a Fio Cruz (Fundação Osvaldo Cruz) Que se dedica as doenças de clima tropical, entre elas a Febre Amarela e agora a Dengue.
Mas pensa mesmo em chegar e visitar a Universidade Federal do Rio de Janeiro e manter contacto com o departamento de mestrado e começar seus estudos e ainda colaborar no combate ao mosquito da dengue.
Rio recebe 150 médicos para conter epidemia
Chegam ao Rio de Janeiro na segunda-feira cerca de 150 médicos, na maioria pediatras, para reforçar o atendimento a vítimas da epidemia de dengue que já matou 67 pessoas na cidade. Segundo informações da Agência Brasil, os profissionais virão de todo os Países, a pedido do secretário estadual de Saúde do Rio, Sérgio Côrtes. Os médicos ficarão na cidade por tempo indeterminado e trabalharão na rede pública de saúde e nos centros de hidratação para pacientes com dengue.
O presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Osmar Terra, informou que os Estados já definiram 80% do pessoal que será mandado à cidade. Mato Grosso e Rio Grande do Sul enviarão cada um, 20 médicos. De Santa Catarina, irão dez profissionais; de Minas Gerais, 15; do Paraná, 15; e do Amapá, sete. "Nenhum Estado deixará de mandar pelo menos uma pessoa", disse. Os Estados pagarão o salário de seus profissionais e o governo do Rio, hospedagem, transporte e R$ 500 por plantão de 12 horas. As informações são da Agência Brasil. *
Logo no aeroporto encontra os jornais do dia que anunciam a chegada de médicos para auxiliar no combate a dengue, e isso lhe deixa entusiasmado só assim terá mais conhecimento do Brasil através desses médicos.
E seguida toma um táxi com destino a Ilha do Fundão.
* Noticia da Agência Brasil na internet.
São José/SC, 3 de abril de 2008.
www.mario.poetasadvogados.com.br
www.poetasadvogados.com.br