Conheça-te a Ti Mesmo

"Ninguém pode ver-se a si mesmo num espelho, sem se conhecer antecipadamente, pois senão não é ver-se mas apenas ver alguém"

Kierkegaard

O mundo assusta, até mesmo a um homem como eu. O mundo sempre assusta.

É a falta de controle, de conhecimento. Conheça-te a ti mesmo e controle a sua vida, seu futuro, seus sentimentos, e você será o homem mais poderoso do mundo. Por falar nisso, a maior parte dos homens confunde ter dinheiro com ter poder. Ter poder não tem nada a ver com ter dinheiro. Conhecimento tem muito mais valor. O que adianta ter dinheiro se não há ciência do que fazer com ele?

Mas, ainda assim, é estranha a falta que faz o dinheiro. Pois um homem que não conhece a si mesmo e pensa que pode controlar seu futuro, apóia-se em seu poder de compra e perde-se a si mesmo e ao mundo…

Tentei conhecer a mim mesmo e, quando assim fiz, conheci o mundo e enxerguei para onde caminha a humanidade. Pude ver como a vida é bela e fitar o monstro que se esconde em um lado obscuro da natureza humana.

Conhecendo a mim mesmo, vi como as coisas mais simples da vida são as mais importantes. Vi que aquele telefonema que não recebi, era de vital importância, e que aquele abraço teria me feito um homem mais feliz. Vi que um simples eu te amo faz falta. Vi que olhar o mar alivia a tensão de um homem que carrega o mundo nas costas. Aprendi que um banho de chuva lava a alma.

Assim que conheci a mim mesmo, notei que falta faz ter amigos, que falta faz ter amor, que seria perfeito ter os dois em um só lugar.

Conhecendo a mim mesmo aceitei que cada pessoa é um ser próprio, e entendi que nunca compreenderei algumas pessoas. Mas independente disso, o bem que elas me fazem ainda supera a dor que provocam em mim…

Entendi que um mundo sem dor também é um mundo sem felicidade. Pois não se pode ter um sem o outro.

Conhecendo a mim mesmo entendi que o mundo continua independente de mim. Então me libertei, e vou continuar sempre em frente, independente do mundo.

Edson Duarte
Enviado por Edson Duarte em 27/02/2008
Reeditado em 24/08/2008
Código do texto: T877899
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.