Palco da Vida

Você é o ator principal da sua vida, está contente consigo mesmo, querido por todos com quem convive. Você é amigo, leal, companheiro, entusiasmado com a vida, realiza sempre o que planeja e tudo ao seu redor está bem. E se a perfeição não for tanta assim?

O que você faria se corresse o risco de perder a si mesmo? Entraria em pânico, desespero? Se corresse o risco de perder quem você ama? Seria pior? A princípio diríamos que perder quem amamos é a pior coisa do mundo, mas não deveria ser. Perder a si mesmo, perder o que você é, perder as coisas que você fez ou conquistou, perder sua auto-estima, cada pedacinho seu, isso sim.

O escritor Augusto Cury, em seu livro “Seja Líder de Você Mesmo”, cita que “Ninguém pode conquistar o mundo de fora se não aprender a conquistar o mundo de dentro”. Você deve ser o diretor, no palco da sua vida; comandar cada ato, você faz as coisas acontecerem.

A vida é curta, use o tempo da melhor maneira! Não almeje somente grandes feitos, conquistas maravilhosas; “curta” também as pequenas coisas, o coração batendo, a cama macia, a comida gostosa, seu corpo por inteiro. Isso é sentir-se vivo!

Algumas vezes ficamos em dúvida sobre quem realmente somos, o que os outros pensam, como nos vêem. Damos mais valor à opinião dos outros que a nossa própria. Que importa? Somos nós os atores principais desse palco, desempenhando o melhor e maior papel. Nossa interpretação deve conseguir transmitir nossa essência, felicidade, ideais, à platéia que rodeia nosso palco. Se não agirmos assim, seremos apenas coadjuvantes na própria vida. Quem então estará atuando em nosso papel principal?

Quando nos tornamos coadjuvantes saímos do foco, deixando de lado parte do que somos; incompletos. Os que nos assistem se decepcionam, vão embora, atuações medíocres não atraem o bom público.

Sim, temos medos, angustias e dúvidas, mas é preciso lutar para não perder o controle; permanecer na direção da cena, contornar o problema, buscar a solução; a cortina só se fecha após o último ato.

Somos simultaneamente melhor diretor e melhor ator, par perfeito, razão e emoção, dominando forças e fraquezas, um ato pela vida inteira, ninguém nos conhece melhor. Desejos, sonhos, vitórias, perdas. Cada minuto no palco da vida, cada riso ou lágrima, cada grito ou sussurro, deve ter o empenho máximo, em busca do aplauso; mais forte, mais forte, mais forte!

Há tempos li a frase “curta a vida, pois a vida é curta”, de um autor desconhecido. Nada mais certo, a vida passa, aproveite-a, para poder recordá-la com alegrias e não lamentações. Mesmo vivendo ao máximo, ainda assim teremos a sensação de que poderíamos ter feito mais.

Aproveite cada segundo no seu palco, mantenha-se sob o foco dos refletores, faça rir, faça chorar, emocione! E quando a cortina finalmente se fechar, orgulhe-se, tendo a certeza de que atuou da melhor maneira possível.

Taís H
Enviado por Taís H em 18/02/2008
Reeditado em 18/02/2008
Código do texto: T864298