Coincidência

Todo mundo já passou por isso, aparece quando não estamos preparados, nos pega de surpresa, incomoda muito e nos deixa muito, muito, impressionados. Sabe o que? A tal coincidência, que pode acontecer ao mesmo tempo para muitas pessoas, mas só percebemos quando afeta a nós. “Por que isso foi acontecer?”, é a primeira coisa que pensamos.

Viagem marcada, planejada há dois meses, tudo certo, hotel reservado, Adivinharam? Sim, íamos passar o Carnaval em Santa Catarina.

Na sexta-feira, o primeiro e-mail que recebo veio do meu irmão, “Viu o que houve com a BR 101?”. Pensei que fosse brincadeira, um consulta rápida na Internet e, haja a coincidência, o fato é real. Não acreditei... Fiquei pasma, com um pouco de raiva, admito. Sei que estou sendo egoísta, mas isso tinha de acontecer justamente quando eu estava indo para lá? Coincidência... Avaliando a situação, certamente todos os demais turistas que pretendiam passar o carnaval lá devem ter pensado o mesmo.

Mas... Tinha que acontecer justamente quando eu planejava ir lá? Aqui podemos incluir a lei de Murphy, segundo a qual, se alguma coisa pode dar errado, dará; e mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível. Coincidências acontecem e suas conseqüências recairão sobre alguém, nesse caso, eu.

Já passaram por isso? Muito provavelmente sim. Você está se preparando para sair, chega uma visita. O quarto de hóspedes está uma bagunça, um parente distante chega para pousar no final de semana. Fez comida para dois, um casal de amigos chega para jantar. Você sempre revisa a matéria de aula, mas no dia que não o fizer haverá uma prova. A pessoa que você está evitando vai estar no local que você estiver. Reservou o dia para uma manutenção na sua casa, algum material vai faltar e não será possível concluir o trabalho.

Não sejamos tão negativos, as coincidências são infinitas, também podem ser boas. Há tempos procura reencontrar um amigo, o telefone toca, ele o reencontrou primeiro. Não conseguiu preparar-se para a prova, o professor a adia para a próxima semana. Precisava comprar uma roupa nova, mas o preço estava alto, surge um desconto de 50%. Ótimas coincidências.

Identificou-se com alguma situação? Creio que sim. Acontecendo para o bem ou para o mal, as coincidências estão sempre presentes. Quando nos prejudicam ficamos furiosos, quando nos auxiliam muitas vezes nem percebemos. Se você está lendo essa crônica em horário livre, provavelmente estará sozinho; mas se estiver lendo durante o trabalho, coincidentemente alguém verá que você está ocioso. Acontece...

Taís H
Enviado por Taís H em 06/02/2008
Reeditado em 06/02/2008
Código do texto: T848166