MAIS UM FERIADO... 16h30min.

O nosso país, lamentavelmente, foi um dos últimos a abolir a escravidão, em 13 de maio de 1.888, a filha de Dom Pedro II, Princesa Izabel, a Redentora, após muitos anos de avanços e recuos, finalmente assinava o Decreto Lei de poucas palavras, fica extinta a escravidão no Brasil.

Que se manteve presente na nação brasileira por mais de três séculos e meio, denigrindo a história do nosso país, alias devido ao tratamento vil que recebiam os nossos irmãos oriundos do continente africano, carmas negativos até hoje continuam sendo resgatados, visto que ninguém escapa imune a Lei de Ação e Reação...

A longa viagem em que eram colocados em condições precárias, em navios superlotados, sem as mínimas condições de higiene, muito acabavam morrendo durante a longa viagem, e seus corpos jogados ao mar.

Mas, mesmo assim, muitos sobreviviam, chegando ao Rio de Janeiro com sua “carga preciosa”, eram expostos a venda, para aumentar seus sofrimentos, famílias eram separadas, e, aí começava os seus calvários, que parecia uma agonia sem fim.

Havia as grandes fazendas de plantação e cultivo da cana de açúcar, dai saia os seus derivados, além do açúcar, o melaço e também tinha destaque a cachaça, todo este labor enriquecia os latifundiários, que se davam ao luxo de enviarem seus filhos para estudarem na Europa, e grande parte se tornavam doutor em direito, para orgulho dos seus país, que a grande maioria pouco estudo tinha...

É a razão deste feriado: Dia da Consciência Negra, como um tributo aos milhares de africanos, que durante anos estiveram na condição de escravos, vivendo em precárias moradias, e sem uma alimentação adequada para saciar sua fome, pois trabalhavam do início do dia até perto do anoitecer, quando voltavam para “descansar” das agruras de mais um dia de estafante trabalho, pois havia os olhos atento dos “feitores”, para impor a eles a disciplina rígida do trabalho diário...

Finalmente chegava domingo o dia de descanso, muitos até, iam a Igreja, assistir a Santa Missa, em que os “brancos” tinha seus lugares privilegiados...

Também, havia as “célebres” frase, ditas pelos “brancos”, “preto foi criado por Deus para servir os brancos, além do mais eles não têm alma”, o que não deixa de ser uma incoerência e um absurdo tal tipo de afirmação... 16h58min.

Em tempo: o jovem poeta baiano Castro Alves, fez versos inflamados, contra a injustiça da escravidão, bem mais tarde volta a escrever através do sensitivo Chico Xavier, no célebre livro O Parnaso de Além Túmulo, primeiro livro do médium publicado em 1932...

Curitiba, 20 de novembro de 2024 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com/br/autores/walmorzimerman

http://www.conteudoespirita.com.br walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 20/11/2024
Código do texto: T8201418
Classificação de conteúdo: seguro