Vamos falar de feriado

Dia 20 de novembro temos um novo feriado nacional.

Faço parte daqueles que não têm férias, dirá feriado! Mas deixando o cunho pessoal, vamos a reflexão:

Os que não têm emprego, nesses me encaixo. Não ter emprego, por não estar colocado ou por estar desempenhando um papel impeditivo, neste caso cada um tem o seu porquê, tenho o meu!

Tem o empregado que pode ou não desfrutar deste benefício. Depende do patrão.

Ah! A dona de casa, aquela que faz sozinha todos afazeres da casa, não tem férias e, como dizia minha avó, “a barriga não sabe disso!”. Sem falar nas que cuidam da casa além de trabalhar fora. Essas têm marido, filhos e contas.

Quem disse que não têm problemas femininos? Quem disse que não sofrem racismo e discriminação? Todos os desafios dos trabalhadores?Horário, assédio de todos os tipos? Ainda sim têm disposição para o dia que começa!

Voltando ao feriado temos muitos, não vou discutir datas cívicas, religiosas, emendas, feriados prolongados. Nisso cabe outro texto. As datas cívicas, algumas são questionadas pela história, pelo contexto em que se deram. As datas religiosas, já batem de frente com o tema religião. Cada qual tem a sua ou não tem!

Resta a Consciência Negra! Esta é a data do assassinato de Zumbi dos Palmares em 1695. Questionamos ser marcada a data para o Brasil. O Quilombo foi sinal de resistência a escravidão no país. Por isso, não só pela data do assassinato de Zumbi, mas pela Consciência que depois de muito tempo desperta e o reconhecimento da negritude que construiu com todas as raças o Brasil! Seja pela empatia pelo desafio em ser negro, seja para festejar o reconhecimento! Somos uma mistura colorida, sem esquecer o valor de todas. Muitos foram trazidos sem escolha, muitos já estavam aqui,muitos degredados, muitos sequestrados. Precisamos dar dignidade como hoje somos brasileiros! Precisamos nos olhar no espelho e reconhecer que pelo menos um traço do outro nos faz nação!

Orgulho do povo que nós somos, de onde viemos! O Negro é uma de nossas origens! Nos coroa com a diversidade, dá tom a nossa existência e garra ao nosso seguir!