"APROVEITA, ENQUANTO O BRÁS É TESOUREIRO"
Esse é um antigo ditado popular, do qual não se sabe ao certo o real significado. Recentemente li essa citação num relato da década dos anos 1920, então bote tempo nisso! Pelo contexto, entendi nele um conselho: que se aproveitasse a oportunidade, pois passado o momento, ela não mais voltaria. Seria, talvez, como a água de um rio que, deslizando leito abaixo, nunca mais poderia ser vista.
Mas o Brás, quem seria? Minha imaginação voa longe. E eu daria um milhão (se o tivesse, naturalmente) para saber a origem de tal ditado. Certo é que virou tradição popular, carregou sua simbologia através do tempo. E olha que não é pouco tempo: em 1983, serviu como verso no samba "Firme e Forte" interpretado por Beth Carvalho.
Independentemente do que tenha originado tal ditado, penso que é, no mínimo, curioso. E como todo dito popular, deixa algo em que pensar: o Brás, não sendo eterno, a qualquer hora pode sair de circulação. E depois que sair, "não adianta chorar sobre o leite derramado", outro ensinamento, esse com um significado que todo mundo já conhece.