CRÔNICAS - UMA SEMANA BENVINDA DE CHUVAS... E AS PRÓXIMAS DE FERIADOS!!!
CRÔNICAS - UMA SEMANA BENVINDA DE CHUVAS...
Com as minhas plantas que rego todos os dias pela manhã, por essa semana não tive nenhum trabalho de regá-las, pois choveu demais e a terra está super molhada que até precisa de sol para que possa secar...
Mas também o mato cresce tão rápido que cabe a mim cuidar das plantas limpando o mato que avança sobre elas e tomam o espaço que já é delas, pois antes era mato puro e assim fui limpando aos poucos e hoje parte do gramado já virou um mini-pomar!!!
Sei que são apenas 40 plantas de vários tipos que lá estão e vai demorar mais algum tempo para darem os frutos que todos nós esperamos, até o abacaxi dois deles deram frutos, mas o povo ja retirou antes do tempo e deveria estar amargo pois nem tinha tamanho para ser aproveitado!!!
Mas antes sem a chuva eram por mês 2000 m³ de água potável aqui de casa, que dá uns 20,00 por mês o que não acho tão caro de mantê-las vivas que mesmo que eu não aproveite já tem gente pegando erva cidreira para fazer chá em suas casas!!!
Quando a minha esposa lava as roupas a maioria das plantas do meu quintal aproveito a água da maquina de lavar também para as plantas e a mais suja cheia de sabão em pó lavo todo o quintal de ladrilhos pois água com sabão facilita a limpeza além de ser reaproveitável de além de lavar as roupas serve também para lavar todo o piso do quintal que gastaria mais 200 litros de água potável...
Guardo a água da enxaguada mais limpa antes de torcer e secar as roupas, para uso de dar as plantas ou mesmo em caso de falta d´água como acontece no verão... de uso para dar descarga no banheiro através de baldes como quebra-galho!!!
Com a crise hídrica até lavo o carro com resto d´água de lavagem das roupas, pois guardo num tambor de 200 litros toda segunda e terceira água mais limpa da limpeza das roupas lavadas, afinal sem tal economia a gente vai gastar o dobro ou mais de conta d´água!!!
Na outra casa que moramos por 15 anos alugada tinha até piscina com 48000 litros d´água sempre tratada pois compensava do que usá-la para outros fins até mesmo a água da chuva que ficava sobre a lona de proteção a gente colocava na piscina completando sempre evapora uma boa parte e as brincadeiras jogam muita água fora da piscina quando vem muita gentes nos visitar!!! Ou no batismo dos crentes que pediam a piscina para batizar os novos fiéis!!!
Não vale a pena ter piscina, pois a gente mesmo nem aproveita pois a água gelada sem aquecimento no inverno não tem quem aguente adentrar na água gelada da piscina, eu mesmo nesses 15 anos se aproveitei 30 dias foi o máximo quando voltava para visita a família que ia até a piscina dar alguns mergulhos e assim curtir a água gelada muitas vezes... pois a minha vinda a casa era a cada 60 dias fora a trabalho ou muitas vezes como quando fui trabalhar na Amazônia em 7 meses só voltei uma vez de visita a família, pois tinha um trabalho de qualificar soldadores em Guarulhos numa filial da empresa onde estávamos contratando pessoal de soldagem para ir trabalhar na Amazônia!!!
E a vida segue e o nosso rumo sempre é buscar um futuro melhor para os nossos filhos, assim se tive 2 férias gozadas durante 47 anos de trabalho foi muito, pois tive a obrigação de ser o responsável único devido as minhas qualificações e assim não tinha jamais um beque para fazer os meus serviços na minha ausência!!!
Mas jamais reclamo disso, pois somos e temos a obrigação de cumprir os nossos trabalhos sempre a contento para que a empresa prospere e que possamos ter a garantia do nosso soldo mensal sem que o patrão dê desculpas de verba curta ou estar no vermelho...
Também paguei contas da empresa e jamais recebi, pois ela faliu e o dono se suicidou e ficamos todos sem receber o último salário, FGTS e férias vencidas e eu mesmo tinha pago a gasolina dos profissionais que atuavam em Raio X que daria para pagar um ano de combustível para o meu carro particular... e até os demais gastos de escola da família, mas não reclamo pois somos elos da corrente e se um falhar tudo se perde!!!
Nota do autor:- Quando você assina um contrato de trabalho ninguém está ali do teu lado com um revolver na tua cabeça... dai você assinou porque quis participar dessa aventura que nem sempre tem um final feliz!!! Mas na média de 30 empresas em que eu atuei só perdi dinheiro em 3 delas!!! Mas tenho um orgulho de que as minhas ideias geraram bem mais de 300 milhões de reais de lucros por onde eu trabalhei durante nestes 47 anos!!! E também fui recompensado em proventos cerca de R$ 8 milhões de reais que acho que fui muito bem pago como engenheiro, Inspetor e sempre integral e jamais tive problemas com a empresa, mas mandei muito chefe incompetente para aquele lugar e pedi demissão e não voltei mais nem para pegar o resto do meu dinheiro!!!