UM 5 DE NOVEMBRO ESPECIAL NOS USA
quinta-feira, 31 de outubro de 2024
As expectativas do mundo aumentam com a proximidade da próxima Terça-feira, 5 de Novembro, nos Estados Unidos. É lá que acontecerão as mais importantes eleições mundiais. E que ninguém ouse desafiar um evento desse, haja vista que, querendo ou não, este país é uma super potência. Praticamente a referência mundial em todos os assuntos que existam.
São eleições complexas e complicadas. Possivelmente são as que usam quase que uma marca registrada e que não se vê em outra parte do planeta. E diferentemente dos outros países onde são feitas eleições nacionais, lá esta sempre cai numa Terça-feira, logo no início do mês de Novembro. Inclusive neste dia não é feriado no país.
Usa um processo muito complicado porque a população vota nos elementos que escolherão o candidato e não um voto direto como acontece aqui em nosso país, o Brasil. E todo ano de eleição as polêmicas correm soltas, principalmente as que envolvem as votações dos cidadãos americanos.
E este ano isto até está aumentando as discussões porque falam em votos de imigrantes ilegais que, como todos sabem, aumentaram em muito durante o governo Biden. Tomara que isso seja resolvido antes desta eleição para que não ajam movimentos de descrédito com esta, evitando acontecimentos como os do ano de 2020, lá. O Ex-Presidente Trump não aceitou os resultados das eleições daquele ano.
Querendo-se ou não, boa parte dos brasileiros acompanham com interesse a eleição americana. Os seguidores e simpatizantes de Lula torcerão contra o candidato Trump, por motivos óbvios. Este presidente parece um sem noção, manifestando-se em assuntos aos quais nem deveria. Quase sempre do lado contrário daquele esperado.
Já os simpatizantes e seguidores do Ex-Presidente Bolsonaro estarão atentos e torcendo pela vitória do candidato Trump. Até aguardam que ela seja acachapante, haja vista que ambos mantém um relacionamento político além de respeitoso, muito cordial, o que não acontece com o outro.
De poucos dias para cá a campanha lá andou sacudida a mais do que o normal. Por inabilidades de Biden e Kamala, que cometeram gafes com palavras inadequadas. E os eleitores não perdoam esse tipo de coisas. Agora, já tão perto, é aguardar o dia da eleição e, naturalmente, seus resultados.