Entre Sem Bater - Os Influenciadores
Bo Burnham disse:
"... a era digital nos leva a sentir que precisamos performar constantemente para uma audiência invisível,. Influenciadores são o ápice dessa frequência, fazendo das redes sociais um palco de aparências ..."(1)
Quando reproduzimos uma frase e escrevemos um texto sobre ela ou um pensamento, temos que tomar alguns cuidados. Os cuidados devem ser, sobretudo, em relação ao que vão interpretar os leitores. É possível e relativamente comum, leitores da trilha "Entre Sem Bater" lerem somente o título e "destaques" e tirar conclusões. Bo Burnham e meio que um idiota que entrou na categoria de Influenciadores, o que lhe dá o direito de falar de si próprio. Desse modo, reitero que, eventualmente, é necessário utilizar frases de completos idiotas. E, como se não bastasse, até a biografia destes tipos exigem alguns cuidados.
OS INFLUENCIADORES
Influenciadores ou influencers nada mais são do que pessoas que estão conseguindo ganhar milhões ou bilhões sem fazer muita coisa. Esta afirmação pode parecer para a maioria das pessoas algum tipo de desdém para com aqueles que estão ganhando muito dinheiro. Desse modo, gostaria de lançar uma espécie de desafio para os leitores deste texto:
O que faz seguir um influencer em qualquer plataforma (Tik Tok, Kwai, Instagram etc.)? Se você segue mais de um, escreva somente porque segue aquele que você mais gosta e o que ele faz de bom para a humanidade.
Bo Burnham é um comediante stand up como a maioria dos que temos no Brasil. Uma porcaria que fala dos influenciadores como se ele não tivesse nada a ver com isso. A revista Forbes publicou a relação dos influenciadores "Top 50"(2) que faturaram R$4 bilhões em um ano. É provável que a maioria dos leitores não tenha a dimensão da grandeza destes números, façam as contas.
Para elaborar este texto fui pesquisar o que as pessoas falam deles (os influenciadores) e descobri algo estarrecedor. O séquito dos influenciadores repete e coloca mais frases na esgotosfera do que seres pensantes e críticos. Desse modo, escolhi dentre mais de mil frases, dez que falam dos influenciadores de forma crítica, inclusive Bo Burnham.
FRASES
Assim sendo, eis nove frases(*) de pensantes que expressaram críticas ou reflexões sobre o papel e o impacto dos influenciadores nas redes sociais:
"Os influenciadores tornam-se 'produtos' que vendem uma versão filtrada da vida. Eles são usados para manter as pessoas presas nas redes sociais." Jaron Lanier
"Instagram é uma droga. É tudo sob controle, o desejo de ser seguido, de ser visto, e, no final das contas, ninguém é feliz." Kanye Wes
"A verdade é que, como influenciadora, eu não estava vivendo a vida que parecia nas fotos. Eu apenas postei as melhores partes para vender um estilo de vida que, no fundo, não existia." Essena O´Neill
"As redes sociais conectam e desconectam ao mesmo tempo. As pessoas ficam presas na vida de outras e, enquanto isso, esquecem da própria." Prince Ea
"Eu não entendo a pressão de ser perfeito ou de estar sempre criando conteúdo para manter seguidores. Influenciadores são como reféns de uma máquina que se alimenta de atenção." Naomi Osaka
"A obsessão dos influenciadores com filtros e perfeição está destruindo a autoestima dos jovens. É como viver em um comercial falso da realidade." Jameela Jamil
"Não consigo entender como influenciadores podem dormir sabendo que estão vendendo mentiras sobre o que realmente são para as pessoas." Billie Eilish
"Somos levados a construir uma imagem para os outros e esquecer quem realmente somos. Influenciadores só ampliam essa falsidade, vivendo apenas para o consumo de likes." Jim Carrey
"Ser uma figura pública nas redes sociais às vezes parece ser mais sobre performar do que sobre ser verdadeiro. Influenciadores muitas vezes parecem esquecer o que é ser humano." Andrew Garfield
Fonte: Sites de frases na Internet
Essas críticas e os destaques ressaltam como os influenciadores ficam nas aparências, na busca por validação e impactam a saúde mental de muitos. Muito recentemente, um adolescente que seguia uma influenciadora virtual (com criação através de IA), cometeu suicídio. A mãe do adolescente quer mover processo contra a plataforma de IA.
Se estas situações não servem de alerta, nem adianta dizer que o fim do mundo é logo ali.
FIM DO MUNDO
Desta forma, a recorrência destas críticas, os bilhões de reais ou dólares em jogo, são temas que deveriam estar na pauta de debates. Entretanto, as reflexões sobre a influência digital e o papel dos influenciadores nas redes sociais estão longe de começar. Certamente, fica mais fácil apontar o dedinho na direção de qualquer um que escreve pedindo comedimento ou reflexão.
A crítica ao trabalho dos influenciadores, mesmo mínima, reflete, sem dúvida, uma crescente insatisfação com o impacto desse tema sobre a sociedade. Contudo, esta posição de Influenciador sempre existiu na sociedade. É provável que se tornou mais notória por conta da explosão e disponibilidade de canais de comunicação.
NOVO NORMAL
Surpreendentemente, as pessoas defendem a avalanche de influenciadores como um novo normal. Ficam com os olhos fechados(3) quando críticas ácidas e incisivas se apresentam, preferem fugir ao debate e não ver a realidade. Como se não bastasse, enfrentam as poucas pessoas que questionam se podemos, de fato, chamar de "trabalho" o que fazem estes influenciadores.
A vida de luxo, ostentação e aparências(4) que a maioria dos influenciadores compartilham é uma fachada que esconde a realidade. Temos, de fato, total falta de substância, onde o foco é somente a acumulação de capital e fama. O problema, desse modo, vai muito além da superfície de fotos com muito glamour e os vídeos cheios de edição e efeitos. A criação de um universo artificial é que contribui para a manipulação das relações sociais. Incentivam assim um comportamento que a maioria das pessoas nunca vai atingir, provocando desejos impossíveis de realizar.
IMAGEM É TUDO
Assim como na propaganda de refrigerante, que poucos se lembrarão, imagem é tudo, quanto mais irreal, melhor. Os influenciadores alcançaram grandes fortunas ao divulgar produtos e estilos de vida que somente eles e sua trupe usufruem. Alimentando, desta forma, uma cultura de consumo que despreza a realidade da maioria das pessoas. Recebem patrocínios de marcas e grandes empresas com cifras astronômicas para esses influenciadores. Por isso, eles se tornam vitrines de um mundo ilusório, aparentemente perfeito, mas com base num sistema de valores superficiais.
A frustração dos críticos não é pelo fato de que essa profissão apresenta-se como acessível a qualquer um. É, em outras palavras, a indignação de que basta ter uma câmera e carisma para alcançar a fama e a fortuna. Alguns destes influenciadores, a maioria, monta equipes de especialistas em fisgar incautos para alguma causa. Com toda a certeza, existem raríssimas exceções que fazem a diferença para muitos daqueles que têm a mesma origem.
Porém, a verdade é que poucos conseguem atingir esse patamar com dignidade e honestidade no tratamento de seus semelhantes. E, sem dúvida, milhões de seguidores que aspiram a esse sonho ficam presos a uma expectativa irreal e defendendo promessas vazias.
JUVENTUDE PERDIDA
Outro aspecto preocupante e cruel é o impacto emocional que essa cultura provoca, especialmente nos jovens. A busca incessante por seguidores e a exposição constante à "vida perfeita" dos influenciadores geram comparações perversas. Conteúdos que mostram viagens de luxo e relacionamentos aparentemente perfeitos, faz com que as pessoas percam a noção da realidade. Por isso, desenvolve uma visão de suas próprias vidas com distorções, acarretando danos e sentimentos de inferioridade. Esse processo de alienação ignora as complexidades da vida humana e reduz os indivíduos a consumidores passivos ou simples inúteis. Enfim, a realidade indica que a principal função dos seguidores é validar e enriquecer essa nova classe de ricos do mundo digital.
Assim sendo, o papel que desempenham os influenciadores da atualidade vai muito além da simples “influência” sobre pessoas. O poder que exercem sobre milhões de seguidores e o capital que recebem são enormes. A crítica reside, sobretudo, no potencial destrutivo desse sistema de privilégios, cada vez mais para atender a poucos. Os influencers não apenas transformam a interação social em uma transação comercial. Eles também exploram a vulnerabilidade e o desejo humano de pertencimento em nome do lucro e com muita pompa e circunstância.
Burnham diz que "pessoas que usam frases dos outros são idiotas". Diz ainda que ele faz muitas autocríticas nas suas músicas-paródias. Ele deve ter muita experiência em dizer idiotices como se fossem coisas com humor e fazer a patuleia rir. Ele e o público dele se merecem.
"Amanhã tem mais ...
P. S.
(*) Nenhuma das frases, inclusive as de Bo Burnham, tiveram uma checagem rigorosa de autoria e tradução. Algumas das frases são, supostamente, de autoria de pessoas que eram influenciadores, logo, possuem vasto conhecimento de causa.
(1) "Entre Sem Bater - Bo Burnham - Os Influenciadores" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/10/30/entre-sem-bater-bo-burnham-os-influenciadores/
(2) "UOL - Influenciadores Top 50" em https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2024/10/29/quem-sao-e-quanto-ganham-os-maiores-influenciadores-do-mundo-veja-top-50.htm
(3) "Entre Sem Bater - The Beatles - Olhos Fechados" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2024/10/29/entre-sem-bater-the-beatles-olhos-fechados/
(4) "Entre Sem Bater - Epicteto - As Aparências" em https://evandrooliveira.pro.br/wp/2023/07/29/entre-sem-bater-epitecto-as-aparencias/