O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O SER HUMANO?
Pode parecer estranho que, numa manhã de sábado, na qual o sol amanheceu brilhando e o céu não tenha quaisquer nuvens, um sujeito com setenta e sete anos de idade, cuja vida lhe proporcionou toda a sorte de experiências –boas e outras nem tanto- faça esta pergunta.
A pergunta é dirigida para mim próprio e para quem lê o meu texto- quando eu constato tudo o quanto -de paradoxal e incompreensível- tem acontecido ao meu redor e ao redor das pessoas em nossas cidades, em nosso estado e em nosso pais.
Ouvimos e vimos, no decorrer deste ano de 2024, maridos matando suas mulheres, pais jogando seus filhos para fora do carro e atropelando-os, mãe junto com namorada matando seu filho e o atirando-o de cima de uma ponte, para as profundezas de um rio cuja correnteza é tão forte que nunca foi possível encontrar o corpo da Criança.
Mães com diferença de nove dias, entre uma morte e outra, dando cabo duas filhas gêmeas com menos de dez anos de vida.
Saindo do campo da morte e indo para o campo do absurdo não menos incompreensível e nem menos trágico soubemos que em Universidade Federal de um dos estados do Brasil, um professor compareceu para dar aula aos seus alunos e alunas, completamente nu.
Informado por alguns alunos que não aceitaram do incidente desrespeitoso e obsceno, o Reitor na sua autoridade administrativa, mas amoral, disse que o fato era normal e que representava a LIBERDADE DE EXPRESSÃO a qual as forças conservadoras trabalham, historicamente, para cercear ou suprimir.
E assim, tranquilamente, o deplorável ser viu a sua intenção legitimada e completou sua aula para perplexidade e constrangimento de jovens, de ambos os sexos.
Feito, por necessário, este desvio de foco soubemos, nesta semana, que na cidade de Novo Hamburgo, na Serra Gaúcha, um jovem fortemente armado matou, a tiros, seu pai e seu irmão e quando os vizinhos, chamaram a Polícia ele resistiu à força policial e, com ela, trocou tiros conseguindo ferir, gravemente, alguns policiais militares o que resultou, até sexta feira, 25 de outubro na morte de dois deles. Ambos jovens policiais mortos eram pais de familia e, com filhos recém-nascidos.
Depois de troca de numerosos tiros a polícia conseguiu matar o alucinado jovem o qual, deliberadamente, trocou seu futuro que lhe faria um homem de bem, trabalhador, honesto e honrado pela conduta de assassino frio e sem qualquer traço de humanidade.
Fiz esta argumentação para justificar a minha pergunta título: O que está acontecendo com o Ser Humano?
Confesso aos meus sete ou oito leitores que eu não sei a resposta.
E, por não a saber peço, encarecidamente, que se algum de vocês a souber, por favor, me ajude a encontrá-la e, com isto, diminuir a minha angústia e o meu temor diante do futuro de meus netos e dos netos de meus amigos.
(Recanto da Ana e do Erner, 26/10/24-Capão Novo)