TUDO MUDA COM OS TEMPOS

Sábado, 26 de Outubro de 2024.

Ao ser humano é imperioso envelhever. E isto só não acontecerá com alguém se, infelizmente, vier a óbito antes do previsto. E seja lá por qual razão. Porque de resto, é encarar a pura, dura e simples verdade.

Também não adianta se discutir se a vida é boa ou ruim. Esses resultados saberemos quando não possuirmos tantas dificuldades durante nossa existência. E, quase uma egra, teremos bons e ruins momentos nela. Basta, então tomarmos conta do nosso viver, bem como buscar se livrar das más contigências. O resto, vem a reboque.

Entretanto, com o passar dos anos, vamos acumulando vivências. E estas determinarão as nossas consequências. Se a maior parte delas for positiva, isto nos acompanhará vida afora. Ao contrário disso, a carga será mais pesada a carregar nesse nosso rumo.

Uma das impressões que se pode concluir é a de que a velhice, por mais bem vivida que seja, sempre apresentará dificuldades maiores para quem a vive. O progresso também é imperioso, produzindo maiores dificuldades em quem está vivo. As modernas tecnologias, apesar de dizerem que é para uma vida melhor, mas no caso dos idosos, traz alguma e várias dificuldades em viver.

É possível que possamos traçar um paradoxo entre todos. Os modos de vida, com o passar dos tempos, vão mudando, vão se modificando. E as qualidades de vida, também. Sendo que nesses tempos atuais, por mais que digam proteger a velhice, isso é só uma coisa da boca pra fora. A realidade é totalmente inversa.Ou quase, digamos. Vide os asilos de velhos ou as ruas onde pessoas idosas vivem, ou sobrevivem.

E por que isso aconteceu ou acontece? Simples. De geração para geração quase tudo mudou e muda. Os critérios morais e educacionais que se aplicaram, já não se aplicam mais, onde se pode concluir o seguinte: os pais das gerações mais recentes, costumam educar e orientar seus filhos, num modo aos quais gostariam que seus pais o fizessem com eles. Sem tanto rigor.

Em resumo. Se tudo mudou, e vai mudando, são as próprias pessoas que estimulam tais mudanças. Em função de um fator: a insurgência. Daí foi que surgiu a permissividade que nos cerca. Não há mais compromisso com certas verdades. Enfim, a regra é totalmente outra. E pronto!

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 26/10/2024
Reeditado em 26/10/2024
Código do texto: T8182380
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.